×
João Pedro G. Tonioli
22.07.2020
22:17
Livros de J.K. Rowling registram queda nas vendas após comentários transfóbicos da autora
J.K. ROWLING

A pandemia fez com que diversos setores da indústria entrasse em crise, como os cinemas. Contudo, o setor literário tem mostrado um grande aumento nesse período, principalmente com a chegada do verão no hemisfério norte. Porém, a J.K. Rowling pode estar indo na curva contrária após algumas declarações.

Segundo a Variety, em Junho, as vendas de livros de ficção aumentaram em 31.4% nos Estados Unidos, através de dados registrados pela NPD BookScan. Por outro lado, J.K. teve um aumento de apenas 10.9% em suas vendas no mês de Junho. Se considerar os títulos referentes a Harry Potter, o aumento foi ainda menor, de 7.7%. Esses dados são referentes a apenas títulos impressos, desconsiderando eBooks e vendas diretas.

Para efeito de comparação, as vendas dos livros de J.K. Rowling no mesmo período em 2019 teve um aumento de 35.2% e estava pareado ao aumento geral de livros de ficção: 33.3%. Comparando com os dados, em questão monetária, essa queda trouxe uma perda de 2 milhões de dólares.

Não se tem uma justificativa concreta sobre o porquê dos livros de J.K. Rowling ter aumentado tão pouco em comparação a outros anos ou até ao gênero no mesmo ano. Mas também não dá para deixar passar e pensar em todas as polêmicas envolvendo seu nome nas últimas semanas.

Em contrapartida, esse fraco aumento não foi registrado no Reino Unido. Segundo a editora Bloomsbury, a mesma que publica todos os livros de J.K., a empresa registrou um aumento de 28% no país. Mesmo que não tenham usado números concretos, a editora diz que mesmo após as polemicas, os livros de Harry Potter continuam sendo os mais vendidos por eles.

Após alguns comentários transfóbicos da autora através do Twitter, diversos protestos ocorreram contra a mesma. Grandes nomes do elenco, como do cinema e da literatura, se posicionaram publicamente contra a autora. Como também funcionários que se demitiram de uma de suas editoras, além de ter as impressões de suas mãos pichadas em Edimburgo.


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2020
Tema por Danielle Cabral