Em pleno 2020, "A Fazenda" tenta usar blackface como ferramenta de humor
×
João Pedro G. Tonioli
16.10.2020
11:07
Em pleno 2020, “A Fazenda” tenta usar blackface como ferramenta de humor
Blackface

Toda quinta-feira, antes da eliminação oficial em “A Fazenda“, é transmitido um quadro de humor pelo Carioca, criado a partir dessa edição. Porém, nessa semana, o quadro acabou sendo massacrado na Internet pelo fato do humorista tem usado “blackface” como ferramenta de humor.

Sempre imitando alguém, essa semana, Carioca se personificou de Luiz Carlos, o vocalista do grupo de pagode Raça Negra. Utilizando-se de cabelos crespos, muita maquiagem e um nariz mais avantajado, de imediato ele foi criticado pelas redes sociais. A intenção era fazer graça de Luiza Ambiel cantando uma das músicas da banda que acabou se tornando uma peça de uma briga durante a semana.

Por muitas pessoas, pesquisadores e historiadores, o blackface, ou seja, a prática de uma pessoa branca se pintar e se caracterizar como uma pessoa negra para motivo de piada, e também vários outros, é visto como errado. A prática já chegou a ser utilizada até nos cinemas há muito tempo atrás, quando ainda não se via uma problemática nisso, mas acabou morrendo com o tempo. Nos últimos anos, temos como exemplo o filme “As Branquelas“, que se utiliza de uma prática inversa, com atores negros se caracterizando de pessoas brancas, contudo, nesse caso foi utilizado como uma crítica ao ato em si, diferente do feito em “A Fazenda“.

A Record ainda não se pronunciou sobre o caso.


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2020
Tema por Danielle Cabral