Após estreia abaixo do esperado, Warner não libera números de bilheteria de “Tenet” nos EUA
×
Maurício Junio
13.09.2020
12:17
Após estreia abaixo do esperado, Warner não libera números de bilheteria de “Tenet” nos EUA

Tenet chegou aos cinemas estadunidenses, e quem acompanha os ganhos nas bilheterias de filmes percebeu uma mudança significativa nos dados desta semana, com a falta de informações a respeito da bilheteria do filme nos Estados Unidos. A Warner Bros., produtora e distribuidora do filme no país, decidiu não compartilhar os números de bilheteria para conhecimento público, algo muito raro de se acontecer

Segundo a Variety, o motivo pode ter relação com a bilheteria do filme no seu fim de semana de estreia – Tenet chegou aos cinemas norte-americanos em 3 de setembro. Em três dias, o filme lucrou 20 milhões de dólares, um valor abaixo do esperado (cerca de 30-40 milhões de dólares) e alarmante para uma produção de quase 200 milhões de dólares. 

Alguns acreditam que a estratégia da Warner seria criar uma ilusão de sucesso com a divulgação de dados totais do fim de semana, ao contrário dos estúdios concorrentes que liberam os dados diariamente. Tenet era uma das grandes apostas do estúdio para este ano. 

E esta não foi a única estratégia do estúdio para transparecer bons resultados para o filme. Os 20 milhões arredados no seu fim de semana de estreia somam os 10 dias de exibição no Canadá, os feriados nacionais nos dois países e os três dias de exibição nos EUA.

Em comunicados enviados para a imprensa, a Warner praticamente implora para que os jornais destaquem que os números estão baixos devido às poucas salas de cinema aberta nos EUA e que alguns estados ainda não permitiram a reabertura dos cinemas (como a Califórnia). Eles estão com medo do filme ser taxado como um fracasso. 

Inicialmente planejado para chegar aos cinemas brasileiros em julho, Tenet chegará no Brasil apenas em outubro, com data que pode sofrer novos adiamentos futuramente. Alguns países, como Inglaterra, China e França, já estão exibindo o longa, com capacidade reduzida nos cinemas e seguindo os protocolos de segurança da OMS. 

O diretor Christopher Nolan recusou o adiamento de seu filme. Ele queria que Tenet fosse o grande responsável por abrir os cinemas após a pandemia. Isso causou vários adiamentos nos últimos meses. Nos EUA, o filme seria lançado em 17 de julho, depois em 31 de julho, logo em seguida em 14 de agosto, depois em 28 de agosto e, por fim, 3 de setembro.

Com orçamento estimado em 200 milhões de dólares, Tenet lucrou 152 milhões de dólares até o momento. Para dar um retorno positivo ao estúdio, o filme precisa fazer mais de 800 milhões de dólares mundialmente – um número praticamente impossível levando em consideração as situações atuais. 


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2020
Tema por Danielle Cabral