#BombrilRacista: empresa relança ''Krespinha'' e gera revolta na internet
×
Amanda Passos
17.06.2020
17:07
#BombrilRacista: empresa relança ”Krespinha” e gera revolta na internet
Esponja ''Krespinha''

#BombrilRacista: empresa relança esponja ”Krespinha” e gera revolta na internet. O nome do produto é uma clara associação racista ao cabelo comum entre negros. Anunciada na manhã dessa quarta-feira (17), a empresa sofreu muitas críticas e gerou revolta nas redes sociais. A hashtag #BombrilRacista virou um dos assuntos mais comentados.

krespinha bombril

E a polêmica não para por aí. No site da marca, a esponja é descrita como “perfeita para a limpeza pesada”. De acordo com eles, ainda, “a Esponja Inox Krespinha é perfeita para a limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz, sem esforço. Resistente e não enferruja”.

A linha foi lançada pela primeira vez no ano de 1952. Como na imagem postada acima, a propaganda estampava a imagem de uma menina negra, em uma clara analogia da esponja com o cabelo da garota. Na descrição, o dizer: “No Rio, todos me conhecem. Sou Krespinha – a melhor esponja para a limpeza da cozinha. As paulistas também vão me querer bem”.

Diante da polêmica, o site retirou o produto do estoque. Confira alguns tweets com a repercussão na internet:

O Youtuber Yuri Marcal, famosos por ser humorista e problematizar questões raciais em seus vídeos e tweets, também se posicionou sobre o assunto. Além disso, ele afirma que uma pessoa de dentro da Bombril o disse que a marca escolheu PROPOSITALMENTE esse momento de debate racial nas redes sociais para relançar o produto. Confira:

https://twitter.com/YuriMarcal/status/1273269714442244096

O idealizador do Bienal da Quebrada também expôs sua opinião sobre isso, falando sobre a utilização de pautas sociais para fazer marketing:

Agora, espera-se de autoridades que notifiquem a empresa e que ela sofra uma penalidade por popagar racismo, crime previsto pela Lei 7.716/89. A denúncia pode ser feita tanto pela internet, quanto em delegacias comuns e nas que prestam serviços direcionados a crimes raciais, como as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que funcionam em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba como ajudar aqui.

LEIA TAMBÉM:


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2020
Tema por Danielle Cabral