Os oito filmes de "Harry Potter", do pior para o melhor, de acordo com a nota da crítica
×
Éder Matheus
02.05.2021
18:10
Os oito filmes de “Harry Potter”, do pior para o melhor, de acordo com a nota da crítica

Quase onze anos desde o lançamento de seu último filme, “Harry Potter” segue com uma legião de fãs fieis, que tornam o universo criado por J.K. Rowling cada dia mais memorável e longínquo. Os oito filmes da série estão no Top 100 de maiores bilheterias da história do cinema, com o último se destacando na 13ª posição, com mais de 1,3 bilhões de dólares arrecadados mundialmente.

O sucesso da saga do bruxo não se limitou ao público. A crítica especializada é também uma grande fã da história de J.K. Rowling, que acumula uma excelente média com 84% de aprovação no Rotten Tomates, site que compila críticas de diversos veículos midiáticos.

Com base nisso, listamos a porcentagem de aprovação de cada um dos oito filmes da saga, os ranqueando do pior para o melhor de acordo com a crítica especializada. Além disso, vinculamos alguns comentários da crítica que justificam o índice de aprovação de cada adaptação.

Confira a lista:

#8 Harry Potter e a Ordem da Fênix

Apesar de possuir a menor nota de toda a franquia da saga, “Ordem da Fênix” está longe de ser um filme desaprovado pela crítica, muito pelo contrário. No geral, os críticos elogiaram como o filme, em relação aos quatro filmes anteriores, conseguiu transitar para um ambiente mais sombrio como acontecia nos livros. Além disso, a fotografia e o elenco foram grandes destaques.

#7 Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1

Aprovação do penúltimo filme da saga Harry Potter no Rotten Tomates.

Com muita teoria e pouca ação, críticos destacaram a importância de “Relíquias da Morte – Parte 1” como introdução a todos os grandiosos fatos e a tão aguardada batalha que aconteceria no filme seguinte. A divisão do último livro em duas partes para os cinemas permitiu que o roteirista e o diretor contassem o final da história com mais detalhes, como deveria ser de fato. Além disso, aqui destaca-se o olhar íntimo sobre a relação entre os três protagonistas da saga e a performance de Daniel Radcliffe, que assim como o bruxo protagonista, “passou de um garoto estranho para um jovem magnífico”, segundo os críticos.

#6 Harry Potter e a Pedra Filosofal

Aprovação do primeiro filme da saga Harry Potter no Rotten Tomates.

Com muita fantasia e pouca realidade, os críticos destacaram como “Pedra Filosofal” foi uma ótima abertura para uma saga que prometia muita diversão dali em diante e classificaram o filme como uma das maiores surpresas do ano em que fora lançado, em 2001. O design de produção e os efeitos especiais se destacaram, principalmente considerando a época ede seu lançamento. “Um espetáculo admirável, um verdadeiro suspense para as crianças e a criança que existe em todos nós, mas ainda assim direto e profissional”, destacou um crítico

FAÇA O TESTE: Qual professor de Hogwarts mais se parece com você? Faça o teste!

#5 Harry Potter e a Câmara Secreta

No segundo filme da franquia, os críticos destacaram como a adaptação não funciona como “melhor ou pior” que o livro que a originou, e sim como uma extensão desse, trazendo maravilhosamente à vida o fantástico mundo criado por J.K. Rowling. A performance do trio protagonista em “Câmara Secreta” também se destacou, e um crítico reforçou que “eles ganharam confiança e crescem bem seus papéis e em todo o conjunto regular desde o retorno do primeiro filme”.

#4 Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Transmitido de maneira uniforme e vigorosa, “Enigma do Príncipe” eleva o nível da narrativa e os efeitos visuais de toda a série. “Como os filmes de Harry Potter se aventuraram em um território mais sombrio e maduro, a série melhorou muito em um aspecto: as histórias parecem mais épicas, a tensão mais real”, destacou um crítico. As grandes revelações e reviravoltas que deixaram muitos nos cinemas presos em seus assentos foram destacados.

#3 Harry Potter e o Cálice de Fogo

Aprovação do quarto filme da saga Harry Potter no Rotten Tomates.

Sendo o filme mais distante da narrativa em torno do vilão principal Lord Voldemort, “Cálice de Fogo” aproveitou com maestria a evidência de subtramas no universo bruxo. Preso às localidades de Hogwarts, o filme não perde em ambientação e se destaca com as provas visualmente perfeitas do famoso Torneio Tribuxo. A ascensão dos protagonistas da história é novamente destacada. “Grande parte do crédito vai para Radcliffe e seus colegas de elenco, que se tornaram melhores atores a cada filme. Eles se tornaram cada vez mais hábeis em transmitir grandes emoções à medida que cada filme exige mais delas”, disse um crítico.

#2 Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

O Prisioneiro de Azkaban” se destaca como um tratamento visualmente arrebatador e que representa um grande avanço em relação aos dois anteriores. Sob os cuidados de um novo diretor, Alfonso Cuarón, o filme se realça com sua profundidade de personagens, humor astuto e cenas de arrepiar os cabelos, em uma mescla perfeita entre a diversão dos dois filmes anteriores e do lado sombrio que será apresentado dali para frente. Apesar de ser o terceiro filme, destacou-se como o longa consegue se sustentar além da presença dentro de uma saga de sete livros. “Este não é apenas de longe o melhor e mais emocionante dos três filmes de Harry Potter até hoje, mas também é um filme que pode se sustentar por si mesmo, mesmo que você nunca tenha ouvido falar do autor J.K. Rowling e seu jovem herói bruxo”, disse um crítico.

#1 Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2

Aprovação do último filme da saga Harry Potter no Rotten Tomates.

Finalizando a saga com chave de ouro, “Relíquias da Morte – Parte 2” tem incríveis 96% de aprovação no Rotten Tomates, sendo um dos maiores filmes já avaliados pelo site. O filme foi descrito como “uma conclusão esmagadora, melancólica e totalmente satisfatória para os oito filmes da saga”. Os críticos ainda destacaram que o filme oferece a combinação de intensidade emocional e sequências de batalha empolgantes condizentes com o fim de um fenômeno que marcou uma geração.


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2021
Tema por Danielle Cabral