Com "Mogli" em primeiro lugar, confira os 10 live-actions da Disney com as maiores notas pela crítica especializada
×
Éder Matheus
21.04.2021
11:58
Com “Mogli” em primeiro lugar, confira os 10 live-actions da Disney com as maiores notas pela crítica especializada
A Bela e a Fera, Mogli O Menino Lobo e Malévola, live-actions da Disney.

Os live-actions da Disney têm se consolidado, ano após ano, como um dos produtos mais rentáveis do cinema. Desde 2014, a empresa tem lançado pelo menos um live-action por ano, com seu recorde acontecendo em 2019, quando 5 live-actions de suas animações foram lançados.

Apesar da boa recepção do público, nem todos os live-actions produzidos pela Disney neste século foram aprovados pela crítica especializada. A grande maioria, na verdade, divide a opinião dos críticos.

Elaboramos uma lista rankeando os 10 live-actions da Disney lançados no século 21 mais aclamados pela crítica. Para isso, usou-se como base o Rotten Tomates, site que compila avaliações críticas de diversos veículos midiáticos.

Confira:

#10 Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas, primeiro live-action da Disney a ser lançado nesse século.

Responsável por iniciar o investimento da Disney em live-actions neste século, “Alice no País das Maravilhas” foi lançado em 2010 e dividiu a opinião da crítica. Embora tenham elogiado a caracterização dos personagens e a performance de Johnny Depp como Chapeleiro Maluco, os críticos desaprovaram o roteiro previsível e a direção de Tim Burton, classificada aqui como “datada” e “nada inovadora”.

#9 O Rei Leão

Carregando a responsabilidade de ser o primeiro live-action composto apenas de personagens não humanos, “O Rei Leão” foi criticado por sua animação hiper-realista, que apesar de bonita, transformou a clássica história numa “representação sem alma”. Segundo os críticos, a nostalgia não foi suficiente para agradar o público, que se deparou com um remake nada inovador e uma cópia exata da animação original.

#8 Malévola

Malévola, live-action da Disney protagonizado por Angelina Jolie que conta a história da vilã de A Bela Adormecida.

Estrelado por Angelina Jolie, “Malévola” é um dos queridinhos do público entre os live-actions da Disney. Para os críticos, no entanto, o filme faz uma “leitura equivocada” da personagem-título e apresenta um prólogo completamente “horrível e dispensável”. Por outro lado, a trilha-sonora elaborada por James Newton Howard e a performance de Jolie como “uma mulher poderosa” são extremamente elogiados.

#7 Aladdin

Embora seja o favorito de muitos telespectadores, o live-action “Aladdin” também dividiu a opinião da crítica. As avaliações negativas afirmaram que o filme “não era tão divertido e alegre” quanto a animação de 1992, enquanto os elogios reforçaram a capacidade do filme em capturar com maestria a maior parte do que tornava a animação original clássica, além de conseguir expandir a história e seus personagens. Muitos críticos ainda classificaram o título como “o melhor live-action da Disney” que havia sido lançado até aquele ano, 2019.

#6 A Dama e o Vagabundo

Um dos mais recentes lançamentos do gênero, o live-action de “A Dama e o Vagabundo” agradou a grande maioria da crítica especializada, que elogiou as piadas leves e o romance doce da história, classificando o filme como um ótimo passa-tempo para se ver com a família. Assim como no live-aciton de “O Rei Leão”, alguns críticos afirmaram que os cães não têm a amplitude de expressão que suas contrapartes de desenhos animados trouxeram para a história, mas frizam que o caso aqui é bem menos grave que na história de Mufasa.

#5 A Bela e a Fera

A Bela e a Fera, clássico conto da Disney que também foi adaptado em live-action.

Protagonizado por Emma Watson, “A Bela e a Fera” também foi apreciado pela crítica especializada por sua capacidade em se adequar a uma sensibilidade contemporânea. Apesar da performance da atriz de “Harry Potter” ser aprovada, Luke Evans foi o nome mais elogiado pelos críticos por sua interpretação como Gaston, o grande vilão da história.

#4 Christopher Robin

Subestimado por muitos, o live-action focado na história dos personagens de Winnie the Pooh superou expectativas e é um dos mais aclamados pela crítica especializada até então. A atuação e a dublagem são dois dos elementos mais elogiados pelos críticos, que frisam que o telespectador não só pode acreditar que os personagens são quem eles estão dizendo que são, como suas performances têm a capacidade de convencer o telespectador de que ele é próximo e pode se relacionar com eles. Apesar de ser um filme doce, os críticos destacam que a complexidade da história pode tornar o título ainda mais atrativo para adultos do que para crianças.

#3 Mulan

Mulan, um dos live-actions da Disney mais elogiados pelos críticos.

Mulan” se destacou entre todas as adaptações em live-action e é tido como o melhor do gênero para muitos críticas, que elogiam a capacidade do filme se tornar uma versão adulta da animação, retirando elementos do filme que faziam jus à epoca em que a animação foi lançada e trazendo a história para a era moderna ao mesmo tempo que mantém o apelo familiar intacto.

#2 Cinderella

A química entre Lily James e Richard Madden é um dos pontos altos de “Cinderella” segundo os críticos, com destaque para a clássica cena do baile que antecede à perda do famoso sapatinho de cristal. A direção de Kenneth Branagh também foi bastante elogiada, com os críticos ressaltando a capacidade do diretor em transformar até os filmes mais longos em “obras sempre interressantes de se assistir”. “A adaptação pode não acrescentar nada de novo à história amada pelo público, mas com um elenco excelente e um senso de estilo elegante, torna-se uma versão mágica e bastante charmosa da história que todas as idades podem desfrutar”, destacou um crítico.

#1 Mogli – O Menino Lobo

Quarto live-action da Disney lançado neste século, “Mogli – O Menino Lobo” segue sendo o melhor de todas as adaptações lançadas até agora. Os críticos destacam o elenco excepcional, a cinematografia deslumbrantes, os fortes temas abordados e as brilhantes interações entre os personagens e o ambiente onde a história se passa. Com incríveis e talvez inalcançáveis 94% de aprovação crítica, “Mogli” contemporiza o material, permitindo que os bichos da selva se tornem ainda mais humanos ao se apropriarem de personalidades familiares e corriqueiras.

JOGUE: Você consegue escolher entre esses live-actions da Disney? Jogue!


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2021
Tema por Danielle Cabral