“Maligno“, o novo filme do mesmo diretor de “Invocação do Mal“, o aclamado James Wan, está dividindo a opinião da crítica especializada. Em suma, a produção é descrita como uma obra que ou você ama, ou você odeia.
No Rotten Tomates, site que compila críticas de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação, o filme conta atualmente com 69% de aprovação com 39 críticas contabilizadas. No Metacritic, outro site que faz um compilado das notas de críticos, o filme possui média 51 de 100 com 13 críticas contabilizadas.
Os críticos que não aprovaram o filme o descreveram como “longo”, “desanimador”, “tolo” e “ridículo”, enquanto os que aprovaram afirmam que o longa é “inovador” e “estranhamente divertido” a ponto de seus problemas não se sobressaírem às suas virtudes.
Confira as críticas negativas:
RogerEbert.com:
“Um filme de terror tão longo quanto desanimador.”
Associated Press:
“Se você quer assistir “Maligno”, um teatro pode ser, honestamente, a melhor aposta. Assim, pelo menos, você pode rir em completo estado de choque com os outros frequentadores do teatro.”
Mark Dujsik:
“Nenhum dos truques em exibição aqui pode desfazer ou levantar a frustrante previsibilidade, estranheza e tolice desta atração em particular.”
indieWire:
“Quando você está fazendo tantas voltas selvagens, é melhor apenas se inclinar para o fato de que você fez um filme de terror ridículo do que tentar fazer um drama sério.”
Hollywood Reporter:
“O filme poderia ter sido uma diversão escandalosamente bizarra se exibisse algum humor ou autoconsciência irônica, mas tudo é representado de forma tão direta que os espectadores rirão não com o filme, mas dele.”
Confira as críticas positivas:
JoBlo’s Movie Network:
“James Wan fez isso de novo. Maligno é uma mistura estranhamente divertida de giallo, horror corporal e matanças brutais.”
TheWrap:
“O tipo de thriller ultraviolento que Lucio Fulci e Frank Henenlotter poderiam ter co-dirigido no início dos anos 1980 se tivessem carta branca e um cheque em branco.”
Bloody Discgusting:
“Wan dá grandes golpes, e o humor e o derramamento de sangue vêm em igual medida. É bobo, é ultrajante e é uma explosão – um retrocesso imperfeito, mas descontroladamente divertido, a uma era passada de terror.”
Nightmare on Film Street:
“Maligno é como um coquetel sobrenatural de paralisia do sono, mas com um toque de selvageria de serial killer para enfeitar. E é uma mistura muito forte também!”
Awards Radar:
“Maligno é um lixo, mas de uma forma divertida. Também é algo que você nunca viu antes, então os fãs de terror podem se deliciar.”
O filme segue a história de uma mulher que fica paralisada quando tem visões chocantes de assassinatos terríveis enquanto dorme. O que já era um pesadelo se torna ainda mais aterrorizante quando a mulher descobre que, na verdade, suas visões não são sonhos, e sim crimes reais que estão acontecendo naquele exato momento em que ela está vendo.
No trailer do filme, a mulher tem uma de suas visões durante a madrugada e acredita se tratar de um terrível pesadelo. No entanto, quando assiste ao noticiário matinal, se depara com o rosto da vítima que ela viu morrer na noite anterior.
Além de dirigir, James Wan também ficou responsável pelo roteiro do filme ao lado de Ingrid Bisu. O elenco é composto por Annabelle Wallis, Jake Abel, Maddie Hasson, Jacqueline McKenzie, George Young e Michole Briana White.
“Maligno” estreou nesta quinta-feira (9) nos cinemas do Brasil e deve ser lançado na HBO Max em breve.