A icônica máscara de ''Pânico'' já existia antes do filme? Descubra!
×
Amanda Passos
14.01.2022
14:04
A icônica máscara de ”Pânico” já existia antes do filme? Descubra!
A icônica máscara de ''Pânico'' existia antes do filme? Descubra!

A icônica máscara da franquia ”Pânico” é uma das fantasias mais comercializadas de todos os tempos. Simples e assustadora, o traje se tornou um produto e uma marca recorrente na cultura popular após o estrondoso sucesso do primeiro filme da saga. Em homenagem ao retorno da saga às telonas, viemos trazer uma curiosidade. Por sua característica tão simples, muitos se perguntam: A máscara de ”Pânico” já existia antes do filme?

Bem, a equipe da Popeek pesquisou e descobrimos uma história surpreendente!

Hoje considerado um dos clássicos do terror, o primeiro filme da franquia foi lançado em 1996 e redefiniu os filmes do gênero, além de introduzir um dos trajes de Halloween mais icônicos de todos os tempos. Como já informado pela equipe de produção do filme, a fantasia tem inspiração no quadro ”O Grito” de Edvard Munch, na capa do disco ”The Wall” do Pink Floyd, de 1979, e até nos fantasmas de desenhos animados da Betty Boop dos anos 1930. Veja algumas dessas inspirações:

O Grito: obra expressionista de Edvard Munch - Toda Matéria
”O Grito” de Edvard Munch,
Pink Floyd - The Wall - Film (1982) - MYmovies.it
The Wall” do Pink Floyd
Snow-White (1933), a Max Fleischer cartoon short subject directed by Dave  Fleischer | Black and white cartoon, Betty boop snow white, Ghost cartoon
Fantasma do desenho Betty Boop, também uma das inspirações para o traje.

Antes de chegar neste conceito, muito próximo do design original, outras ”caras” foram consideradas para o vilão da franquia. O canal Bloody Disgusting revelou alguns dos projetos originais que a empresa KNB EFX fez para o diretor Wes Craven, antes de ele ”por acaso” escolher aquela como o produto final. Confira:

scream-knb-concepts
Alguns outros conceitos revelados pelo canal

Muito louco, né? Mas a simplificação da figura icônica tem uma explicação. Com as inspirações por trás sendo as obras citadas acima, o roteirista Kevin Williamson revelou no vídeo em comemoração aos 25 anos da saga que, na verdade, o traje fazia parte de uma fantasia já existente vendida pela Fun World. A máscara foi criada em 1991 como parte da coleção Fantastic Faces da Fun World e a Dimension Films conseguiu chegar em um acordo com a marca para usá-la no filme após Wes Craven encontrar uma destas máscaras guardadas em sua garagem na época do desenvolvimento da ideia da fantasia. A decisão foi benéfica para ambos os lados, já que desde o lançamento do primeiro filme em 1996, a máscara se tornou, como já mencionado, a fantasia mais vendida e usada no Halloween nos Estados Unidos.

Assista ao vídeo do elenco contando a história completa:

“Ninguém conseguia concordar com uma máscara e lembro que estávamos em uma busca no set e encontramos o Ghostface… em uma caixa de coisas em uma garagem… Wes imediatamente olhou para ela e disse: ‘É como a famosa pintura O Grito.”, contou Kevin.

O roteirista também explicou como eles tentaram reproduzir a fantasia, mas no final optaram pela original: “Então levamos isso para a nossa produção e dissemos, ‘Riff sobre isso… faça algo assim.’ Eles devem ter feito 20 designs diferentes. Cada um deles foi rejeitado pelo estúdio e, finalmente, ficamos tipo, por que não pegamos os direitos desta máscara?”

O novo filme do ”Pânico” se passa 25 anos depois que a primeira série de assassinatos brutais chocaram a pacata cidade de Woodsboro. Dessa vez, um novo assassino vestiu a máscara do Ghostface e começou a mirar em um grupo de adolescentes para ressuscitar segredos do passado mortal da cidade.

O elenco de Pânico inclui o retorno de Neve Campbell como Sidney PrescottDavid Arquette como Dewey RileyCourteney Cox como Gale Weathers e Marley Shelton como Deputy Judy Hicks. Além disso, o longa conta com os recém-chegados a franquia Jenna OrtegaMelissa BarreraJack QuaidDylan MinnetteMason GoodingMikey MadisonKyle GallnerJasmin Savoy Brown e Sonia Ammar.

”Pânico 5” já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Assista ao trailer:


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2022
Tema por Danielle Cabral