Desde que “Não Olhe Para Cima” foi lançado na Netflix e milhares de pessoas assistiram ao mesmo logo em sua semana de estreia, diversas comparações do enredo do longa com a politica brasileira começaram a acontecer na Internet. E mesmo após semanas de lançamento, as comparações continuam e até o próprio diretor Adam McKay se envolveu dessa vez, dizendo que o presidente Jair Bolsonaro claramente seria um dos negacionistas.
Nesse domingo (16), o diretor veio ao seu Twitter pessoal responder uma alegação feita pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que comparou o cometa do filme ao Partido dos Trabalhadores (PT). McKay simplesmente respondeu: “Só para deixar claro, Bolsonaro definitivamente diria às pessoas para não olharem para cima. Sem dúvidas.“
Todo o enredo do filme é baseado numa luta de cientistas x negacionistas onde um grupo tenta alertar a população de uma iminente chegada de um cometa que destruirá o planeta, enquanto do outro lado governos e empresários dizem o contrário, dizendo que há uma solução que está sendo prontificada, quando na verdade, sabemos que não havia. E é nessa batalha que surgem as frases “olhe para cima“, dos cientistas alertando a população, e “não olhe para cima“, dos governantes.
Contudo, é importante frisar que Adam McKay não está fazendo nenhuma propaganda política contra Jair Bolsonaro ou a favor de qualquer outro partido, mas sim apontando as diversas vezes que o presidente do Brasil se mostrou como um negacionista frente às diversas armas contra a COVID-19, desde o começo da pandemia, que já se mostravam comprovadamente capazes pelos cientistas. Com isso, a doença já matou mais de 600 mil pessoas no país.
Assista ao trailer do longa, disponível na Netflix: