Lil Nas X é, definitivamente, uma das maiores estrelas da sua geração. O rapper, que alcançou um sucesso estrondoso após bater o recorde com ”Old Town Road” de música a passar mais tempo em #1 na Hot 100 da Billboard, parada musical americana, revolucionou a indústria do pop e hip-hop após se assumir homossexual e lançar seu álbum ‘‘MONTERO”, um dos trabalhos mais aguardados do ano.
Tudo começou no início do ano, quando o cantor iniciou a sua era com a música ”MONTERO (Call Me By Your Name)”, carro-chefe do álbum. Além de falar sobre relações sexuais entre homens do mesmo sexo, Lil Nas X lançou um clipe que deu o que falar, fazendo uma crítica sobre a analogia cristã entre os homossexuais e o diabo, chegando até mesmo a rebolar no colo de Lúcifer, interpretado no clipe por ele mesmo. Confira abaixo:
A partir daí, sua abordagem ficou mais ousada, apostando em temas polêmicos, na sensualidade e coreografias que relembram as divas pop dos anos 2000 e 2010. Logo em seguida, lançou ”INDUSTRY BABY”, uma parceria com Jack Harlow, que também abordava o temas sexuais. Por último, ontem, o último single de sua era até então foi lançado, intitulado ”THATS WHAT I WANT”, que conta com a participação de seu dançarino e namorado, Yai Ariza. O casal assumiu o namoro no clipe em clima quente, fazendo diversas referências ao filme ”Brokeback Moutain”. Assista aos dois clipes aqui:
Mas e aí, o que a crítica está falando sobre ”MONTERO”, um dos álbuns mais aguardados do ano? O primeiro álbum do cantor não deixou de impressionar e já agregou diversas críticas positivas por aí. Por causa disso, o trabalho estreou no Metacritic, plataforma de reviews da crítica especializada, com uma média de 90. Alguns destaques são as críticas da revista Rolling Stone, The Guardian e Independent UK. Leia:
”Você espera que o álbum se recomponha e termine com uma nota otimista, mas isso não acontece. Em vez disso, o mais próximo é Am I Dreaming? “Nunca se esqueça de mim e de tudo que eu fiz”, ele canta, como se esperasse que sua onda de sucesso atual seja passageira. Na evidência de Montero – um álbum do qual você pode extrair praticamente qualquer faixa e ser recompensado com um hit – ele não precisa se preocupar. Os anunciantes provavelmente ainda estarão batendo em sua porta por um longo tempo.” – The Guardian.
”Em seu álbum de estreia, ele continua em busca de novos caminhos, sabendo que sua maior mercadoria é seu próprio carisma elástico. Em “Dead Right Now”, Lil Nas X dá a seus sonhos na indústria da música um drama de vida ou morte, contando como seu pai uma vez o sentou e deu-lhe uma chance em um milhão, em uma cena que parece sob medida – feita para a cinebiografia ganhadora do Oscar que certamente virá em breve. Atriunfal “Industry Baby”, com Louisville, Kentucky, o rapper Jack Harlow, dá à carreira de Nas uma vibe de oprimido semelhante, cantando “Eu estourei de sucesso / Agora todo mundo está tentando me processar”. Vindo de qualquer outra jovem estrela, esse tipo de sentimento pode parecer uma reclamação de celebridade. Vindo de Lil Nas X – cujos Nikes demoníacos realmente causaram uma batalha judicial tão absurda que poderia muito bem ter sido arte performática pós-moderna – é simplesmente honesto.” – Rolling Stone.
”Feche os olhos enquanto ouve Montero e você quase pode sentir os confetes do arco-íris caindo do teto e grudando em suas lágrimas. Esse álbum não é a criação de um mágico cheio de truques. Esse é um álbum que tem um coração que explode em tecnicolor. Agora, onde escondi aquele amplificador de som?” – Independent UK.
Ouça ”MONTERO” nas plataformas digitais. O álbum conta com parcerias com Doja Cat, Elton John, Megan Thee Stallion, Jack Harlow e Miley Cyrus: