Oito vezes que o público não esperava a eliminação de um determinado participante em realities
×
Éder Matheus
01.05.2022
12:11
Oito vezes que o público não esperava a eliminação de um determinado participante em realities
Aline, do BBB 15, Raissa, de A Fazenda 12, e Dynho e Mirella, do Power Couple Brasil.

Os realities shows de confinamento têm ganhado cada vez mais espaço no Brasil, se destacando aqueles que fornecem ao público o poder de voto para eliminar os participantes da competição, como é o caso de A Fazenda, Big Brother Brasil e Power Couple Brasil.

Nas primeiras temporadas desses programas, quando a internet ainda não era o maior veículo de comunicação do mundo, era difícil prever quem seria o eliminado da semana. Com a ascensão das redes sociais, no entanto, diversas enquetes simulam o resultado oficial dos intitulados paredões, roças e DRs.

O site Votalhada, por exemplo, se popularizou nos últimos anos ao reunir parciais de diversas enquetes e gerar uma média proporcional baseada no número de votos de cada pesquisa. O veículo une resultados de enquetes compartilhadas em Sites, Twitter, Youtube e Telegram e gera uma média que indica quem será o eliminado da semana dos três realities citados.

A estratégia de reunir os dados de diferentes redes sociais, que abrangem diferentes públicos, foi excelente para um resultado mais preciso. Nem sempre, no entanto, o resultado prévio divulgado pelo site é compatível com os números oficiais divulgados pelos programas dessas três emissoras.

Por diversas vezes, o público se surpreendeu assistindo ao resultado de um paredão, de uma roça ou de uma DR. Os números do Votalhada, que quase sempre indicam o real eliminado da semana, erraram, e erraram feio. Confira abaixo oito vezes que os telespectadores dos realities shows quase caíram para trás assistindo a uma eliminação.

Anamara (BBB 10)

Antes da popularização das redes sociais no Brasil e do Votalhada ser criado, as enquetes dos sites eram a única métrica que o público de realities shows possuía. Até aqui, ela ainda era uma métrica confiável. No entanto, no embate entre gigantes do BBB 10, quando Anamara e Lia se enfrentaram no antepenúltimo paredão da edição, o público foi surpreendido.

Todas as enquetes apontavam a eliminação de Lia, com algo em torno de 52% a 65% dos votos. No resultado oficial, entretanto, Anamara deixou a casa com 57% dos votos, enquanto Lia seguiu no jogo com 43%.

Dados prévios do paredão entre Anamara e Lia, do BBB 10.

Amanda (BBB 14)

No sétimo paredão do BBB 14, enfrentado por Amanda, Marcelo e Vanessa, o público daquela edição soube pela primeira vez da força das Clanessas, nome atribuido aos fãs do casal formado por Clara e Vanessa.

Os dados do Votalhada indicavam a eliminação de Vanessa com cerca de 59% dos votos. No resultado oficial, no entanto, Amanda deixou o programa com 65%, mais do que o dobro dos que as parciais indicavam. Foi nesse momento que os telespectadores entenderam que os dados prévios das enquetes não significavam absolutamente nada naquela edição.

Dados prévios do paredão entre Amanda, Marcelo e Vanessa, do BBB 14.

Marcelo (BBB 14)

As Clanessas reafirmaram o título de uma das maiores torcidas de realities shows no último paredão do BBB 14. Marcelo, disparado o favorito do denominado ‘público do sofá’, disputava a terceira e última vaga da final com Vanessa.

As enquetes apontavam a eliminação da sister com 75% dos votos, contra 25% de Marcelo. No resultado oficial, no entanto, o grande favorito da edição viu seu número saltar para 55%, o que concretizou em sua eliminação.

Dados prévios do paredão entre Marcelo e Vanessa, do BBB 14.

Laércio (BBB 16)

A participante mais polêmica da história do BBB, Ana Paula dividiu a opinião do público nas primeiras semanas do programa. Em menos de 15 dias de confinamento, ela se incomodou com gestos feitos pelo participante Laércio e o expulsou de um dos quartos compartilhados da casa ao vê-lo dormindo apenas de cueca. “Velho nojento“, gritava ela enquanto ordenava que ele se retirasse do cômodo. O comportamento da sister desagradou a maior parte do público e dados prévios indicavam que ela seria a segunda eliminada do BBB 16 com 69% dos votos justamente em um paredão contra seu rival.

No entanto, pouco tempo antes de sua eliminação, uma corrente viralizou nas redes sociais, indicando que as acusações de Ana Paula contra Laércio tinham fundamento e ela seria eliminada injustamente. Contrariando as expectativas daqueles que se mostravam irretudíveis quanto à jornalista, ela eliminou o adversário do programa com 54% dos votos, quase o dobro do que os dados prévios indicavam para ele. Tempos depois, Laércio foi preso acusado de estupro de vulnerável e armazenamento de material envolvendo criança ou adolescente. As acusações de Ana Paula, que pareceram absurdas para muita gente na época, foram fundamentadas.

Dados prévios do paredão entre Ana Paula e Laércio, do BBB 16.

Raíssa Barbosa (A Fazenda 12)

Explosiva, impulsiva e às vezes inconsequente, Raíssa Barbosa conquistou o público que se solidarizou após descobrir que a participante é vítima do transtorno de borderline. As reações da ex-miss, inicialmente vistas como exageradas, passaram pela óptica do público de uma maneira diferente. Ela sobreviveu a duas grandes roças de A Fazenda 12 e tinha tudo para consolidar seu favoritismo sobrevivendo a uma terceira.

Apesar vantagem em relação a Lidi Lisboa e Mariano ser pequena, menos de 3%, ninguém imaginava que a favorita do público, que já havia superado os 40% de aprovação em outra roça, corria algum risco de ser eliminada. Ela recebeu apenas 25% de votos do público na roça que a eliminou, enquanto Lidi cravou 33% e Mariano 42%. A eliminação da peoa causou comoção nas redes sociais, a fazendo ganhar mais de 1 milhão de seguidores na semana em que deixou a competição.

Mirella e Dynho (Power Couple Brasil 5)

A popularidade de Mirella nas redes sociais e o carisma de Dynho Alves dentro do Power Couple Brasil 5 indicavam que o casal era, pelo menos naquele primeiro mês do programa, o grande favorito do público. Eles foram indicados à segunda DR da temporada e, para os demais participantes, a eliminação estava entre os outros dois casais, formado por Deborah Albuquerque e Bruno Salomão e Nina Cachoeira e Felipe Duarte.

As enquetes não diziam o contrário. De acordo com o Votalhada, Mirella e Dynho receberiam aproximadamente 34% dos votos para permanecer na competição e Nina e Filipe seriam eliminados com 27%. Era o que o público também esperava. No resultado oficial, no entanto, o casal de funkeiros deixou a competição com 28%, enquanto Nina e Felipe receberam 35% e Deborah e Bruno 36%.

Aline (BBB 15)

A rivalidade mais marcante do BBB 15 foi protagonizada por Aline e Amanda. Quando as duas se enfrentaram no paredão, junto de Mariza, a edição viveu seu momento mais excitante e tenso. Dados prévios indicavam a eliminação de Amanda com cerca de 55% dos votos arredondados. No entanto, com um discurso emblemático de Pedro Bial sobre rivalidade feminina, Aline foi quem deixou a competição com 53% dos votos e Amanda seguiu no jogo, conseguindo chegar à grande final.

Tiago Piquilo (A Fazenda 13)

Um dos grandes favoritos do público à final de A Fazenda 13, Tiago Piquilo foi eliminado após enfrentar roça contra Dayane Melo e Sthefane Matos. Os dados prévios indicavam que ele seria o mais votado para permanecer no jogo com 48% e Dayane seria eliminada com 23%. No resultado oficial, no entanto, seu número quase caiu pela metade e ele obteve apenas 27%, contra 33% de Dayane e 40% de Sthefane.

O que se teoriza nesse caso é que aqueles que queriam tirar Dayane do jogo estavam votando a favor de Sthefane, visto que ela aprecia em último nas pesquisas, e a permanência de Tiago já era “garantida”. Com isso, os votos se concentraram na influenciadora, e o cantor sertanejo acabou sendo prejudicado e deixando a competição.


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2022
Tema por Danielle Cabral