Raíssa Barbosa é citada por diversos estudantes em redação do Enem 2020
×
Éder Matheus
17.01.2021
20:48
Raíssa Barbosa é citada por diversos estudantes em redação do Enem 2020
Raíssa Barbosa, participante de A Fazenda 12 e logo do Enem.

A modelo Raíssa Barbosa, que participou do reality show “A Fazenda 12“, foi citada por diversos estudantes na redação do Enem 2020, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. A primeira aplicação da prova foi realizada nesse domingo (17).

A menção à Raíssa, claro, não é à toa. A participação da modelo no programa da Record TV alimentou o debate sobre o Transtorno de Personalidade Borderline, após sucessivos comportamentos agressivos da ex-peoa com outros participantes. Na época, os administradores dos perfis de Raíssa divulgaram que ela era vítima desse transtorno e pediram compreensão do público.

Por diversas vezes, outros participantes tentaram desestabilizar Raíssa Barbosa pegando em seu ponto fraco. Foi o caso de Carol Narizinho, que afirmou que a amiga “não tinha cabeça” para resolver conflitos, e de Mirella, que chamou Raíssa de “louca” e “surtada” diversas vezes, termos que funcionam como ‘gatilhos’ para quem sofre com esse transtorno.

Na época, os ataques à Raíssa mobilizaram uma série de pessoas nas redes sociais a favor da ex-peoa. No entanto, muitos não ficaram do lado da modelo e afirmaram que ela não deveria aceitar participar de um reality show sendo vítima de Borderline, um pensamento comum que reafirma o estigma de que pessoas com transtornos mentais como esse precisem ser excluídas socialmente ou impedidas de realizarem determinadas atividades por serem “incapazes”.

Apesar de “A Fazenda 12” ter chegado ao fim em dezembro, o reality show parece ter deixado em aberto esse debate sobre como a sociedade enxerga pessoas vítimas de transtornos mentais. Isso é comprovado nesse domingo (17), quando diversos estudantes publicaram em suas contas no Twitter que usaram Raíssa Barbosa como exemplo para a elaboração do texto dissertativo-argumentativo na prova de redação do Enem.

Após o tema da redação ser divulgado pelo Inep, Raíssa Barbosa se pronunciou nas redes sociais e disse que antes tinha vergonha de contar sobre seu transtorno para outras pessoas, mas vendo o tema da redação do Enem, reconhece que é um assunto importante que precisa ser exposto para vir a ser debatido.


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2021
Tema por Danielle Cabral