Raissa Barbosa, participante do reality show A Fazenda 12, propôs hoje (27) a criação de uma lei contra a Psicofobia, isto é, o preconceito contra doenças mentais. A ideia é uma parceria com o advogado Guilherme Belarmino, que está ajudando a dar visibilidade para o projeto no Congresso. Segundo ele, a lei vai se chamar Lei Raissa Barbosa.
Em suas redes sociais, Raissa e Guilherme estão subindo tags e tentando ajuda para fazer com que o projeto ganha notoriedade. Segundo eles,
”Cerca de 700 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum transtorno mental? São doenças como depressão, transtornos de humor, transtorno de déficit de atenção, transtornos de personalidade, transtorno de ansiedade, etc, que podem afetar adultos, crianças e idosos.”, tuitou Guilherme.
Psicofobia é crime e pode acarretar uma condenação de até 6 meses de detenção. O projeto propõe leis mais duras para esse tipo de crime e será inspirado no que Raissa viveu no reality da Fazenda. Como muitos já sabem, a modelo viveu momentos angustiantes no reality, onde alguns colegas a colocaram em situações de extremo stress e provocando alguns episódios de surto em Raissa, que sobre com transtorno de borderline.
A modelo já veio às redes afirmar que a proposta já foi aberta e poderá tramitar no Congresso:
Raissa já havia sido tema de diversas redações do Enem deste ano, que teve como tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Diversos estudantes publicaram em suas contas no Twitter que usaram Raissa Barbosa como exemplo para a elaboração do texto dissertativo-argumentativo na prova, como foi noticiado aqui anteriormente.
Juntem-se a campanha, que está sendo promovida nas redes por Raissa e Guilherme. Confira: