Se a franquia Animais Fantásticos era uma grande aposta dos estúdios Warner para fazer com que o mundo bruxo voltasse a ganhar dinheiro nos cinemas, o tempo provou que não foi a melhor alternativa que eles escolheram. Uma sucessão de polêmicas, bilheterias fracas e baixa aprovação dos críticos e do público fizeram com que o futuro dos filmes sobre Newt Scamander ficasse incerto.
A Variety, nesta semana, fez um artigo com algumas informações inéditas sobre como o futuro de Animais Fantásticos ainda não está decidido e que podem demorar alguns meses até que os fãs tenham novas notícias sobre o que acontecerá. Isso porque o estúdio não aprovou os dois próximos filmes da saga e fará isso apenas após analisar a recepção do público, da crítica e da bilheteria com Os Segredos de Dumbledore, o terceiro filme que chega aos cinemas esta semana.
Eles ainda afirmam que, contrariando rumores antigos, o roteiro do quarto filme não existe e sequer foi pensado pelos produtores. Os dois primeiros filmes foram escritos por J.K. Rowling, enquanto o terceiro foi co-escrito por ela e por Steve Kloves, que esteve envolvido nos roteiros dos oito filmes de Harry Potter e foi chamado, em 2020, para revisar o texto de Rowling e fazer mudanças que achasse necessárias para mudar a situação da franquia perante dos fãs.
LEIA MAIS: “Batman” ganha data oficial para chegar à HBO Max
Outros pontos são levados em consideração sobre o futuro da franquia e envolvem o elenco e a autora. Eles destacam que houveram diversas decisões equivocadas ao decorrer dos anos, como a escalação de Johnny Depp como Grindelwald, que anos depois foi “convidado” a se retirar da saga após perder processo de difamação contra Amber Heard e o jornal The Sun no Reino Unido, após ser chamado de “agressor de esposas“.
Outro caso, desta vez mais recente, é do ator Ezra Miller, preso no Havaí por conduta desnorteada e assédio, após tentar agredir pessoas em um bar e ameaçá-las de morte. Se nos filmes anteriores o ator era presença garantida nos tapetes vermelhos e sempre chamava atenção, contribuindo para o destaque da saga, ele acabou contribuindo negativamente desta vez. Miller foi solto após pagar fiança e segue em liberdade, mas sua situação dentro dos estúdios Warner, onde também trabalha no futuro filme do Flash, é delicada.
E tem J.K. Rowling. Suas declarações preconceituosas sobre pessoas transgênero fizeram com que sua figura pública fosse amplamente afetada. Se alguns anos atrás ela era amada por todos, a situação é muito, muito diferente atualmente. A roteirista esteve presente na estreia do terceiro filme, que aconteceu na semana passada na capital da Inglaterra, mas não deu entrevistas e não tirou fotos com o elenco.
Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore chega aos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira, dia 14 de abril.