Toninho Geraes, compositor de Martinho da Vila, processa Adele por plágio
×
Amanda Passos
10.09.2021
15:11
Toninho Geraes, compositor de Martinho da Vila, processa Adele por plágio
Toninho Geraes, compositor de Martinho da Vila, processa Adele por plágio.

Uma nova polêmica sobre samples e direitos autorais tomou conta das redes nesta sexta-feira (10). Adele está sendo acusada de plágio pelo compositor mineiro Toninho Geraes, responsável pela composição de sucesso de Martinho da Vila, ”Mulheres”. De acordo com o músico, a artista teria utilizado partes da música brasileira em uma das faixas de seu álbum vencedor de na categoria ‘‘Álbum do Ano” no Grammys de 2015, o ”25”. A música em questão se trata de ”Million Years Ago”.

Nas redes sociais, principalmente no Brasil, o processo repercutiu bastante e alguns sites e portais postaram trechos das músicas junto, promovendo o debate em relação ao processo. Confira:

Segundo a Veja, que entrevistou o compositor, duas notificações extrajudiciais já foram enviadas à Greg Kurstin, outro compositor da faixa e para a cantora britânica. A gravadora Recordings/Beggars Group, bem como o grupo Sony Music, também estão cientes da ação que aponta que eles “se apropriaram das primeiras notas da introdução, refrão e final”. Em sua declaração à revista, o compositor Toninho Geraes expressa seu ponto de vista:

“Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada.”

No processo, ainda segundo a matéria da revista Veja, que explicou parte dele detalhadamente, foram contabilizaram 88 compassos com cópia, o que soma 3 minutos e 3 segundos da faixa e representa 87% da canção. “Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça”, explicou o advogado representante do compositor, Fredímio Biasotto Trotta. Caso ele ganhe o processo e apareça como um dos compositores da canção de Adele, ele será creditado em um álbum que possui o prêmio Grammys mais importante de 2015.

Confira abaixo as duas músicas, ”Mulheres” e ”Million Years Ago”, completas para que os leitores também possam fazer suas próprias comparações:


leia também:
    Mais lidas
Sobre nós
O Portal Popeek foi fundado em novembro de 2019 por amantes das culturas pop e geek, visando informar seu público sobre as novidades nos mundos do cinema, televisão, literatura e múisca, prezando sempre pela transparência e agilidade no trabalho.
E-mail:
[email protected]

Redes sociais:
Popeek © 2019 - 2021
Tema por Danielle Cabral