“Turning Red: Crescer É Uma Fera“, nova animação da Pixar que estreará exclusivamente no Disney+ no dia 11 de março, teve suas primeiras avaliações críticas liberadas nesta segunda-feira (7). Contrariando as baixas expectativas de grande parte do público, a produção estreou com nota 89 no Metacritic, site que compila notas atribuídas por diversos veículos midiáticos e calcula uma média ponderada.
A nota é maior do que a conquistada pelas animações indicadas ao Oscar desse ano, “Luca” e “Encanto“. A primeira, também da Pixar, possui média 71 no Metacritic, enquanto a segunda, a favorita para levar a estatueta de Melhor Animação, abocanhou média 75.
Todas as críticas de “Turning Red” foram positivas, com notas acima de 60. O filme conquistou ainda incríveis seis notas 100, a pontuação máxima que um título pode receber no site de críticas. Sem dar muitos detalhes sobre a trama, os avaliadores destacaram a sagacidade e o humor da produção, além de classificá-la como uma das melhores da Píxar.
Confira alguns comentários dos críticos:
The Playlist:
“Um dos filmes mais originais e inesquecíveis do grande panteão da Pixar.”
ScreenRant:
“Não há um único quadro deste filme que não maximize o potencial desta história, sua sagacidade, humor ou charme. Cada momento conta e transforma ‘Turning Red’ em um banquete visual.”
AVClub:
“Todos nós precisamos de um pouco de segurança de vez em quando para nos mantermos fiéis a nós mesmos, e Turning Red está falando diretamente para gerações de mulheres asiáticas na diáspora quando elas mais precisam ouvir isso.”
The Telegraph:
“Funciona tão bem porque a comédia do filme foi usinada com precisão suíça e todos os seus personagens escritos com amor óbvio.”
ScreenCrush:
“É um daqueles filmes especiais em que, durante a primeira exibição, você já sabe que haverá uma centésima exibição algum dia.”
BBC:
“Mesmo antes do início do pandamônio, o filme é um deleite hilário e afirmativo da vida.”
O filme acompanha a história de Mei Lee, uma garota de 13 anos que se transforma em um panda vermelho gigante sempre que fica muito empolgada ou ansiosa com alguma coisa. O que, tratando-se de uma adolescente, acontece o tempo todo.
A vida de Mei se torna um pouco mais complicada com a superproteção de sua mãe Ming, que é extremamente autoritária e nunca está longe de sua filha — uma realidade muito comum para adolescentes, digamos.
Inicialmente projetado para estrear nos cinemas, o filme foi realocado para lançamento exclusivo no Disney+ devido à situação pandêmica que ainda aflora em todo o mundo.
“Turning Red” estreia dia 11 de março no Disney+ para todos os assinantes do serviço de streaming.