Série sobre mulher que ajudou família de Annie Frank em esconderijo estreia esta semana no Star+
O Star+ disponibilizará, na próxima terça-feira (2), os primeiros episódios da minissérie “Uma Pequena Luz“, produzida pelo National Geographic. A produção é inspirada em um caso real e tem como base o livro de memórias “Anne Frank Remembered: The Story of the Woman Who Helped to Hide the Frank Family”, co-escrito por Alison Leslie Gold em 1987.
A trama acompanha o casal Miep Gies e Jan Gies, que arriscaram suas vidas para ajudarem judeus e resistentes holandeses a se esconderem dos nazistas. Uma das famílias ajudadas pelo casal foi a de Otto Frank, que ficou abrigada em um anexo secreto por cerca de dois anos, recebendo sustento e otimismo durante os momentos mais sombrios da história da humanidade.
No famoso diário de Annie Frank, a filha de Otto descreve Miep e seu marido como “capazes, elegantes e prestativos”. “Miep nunca está longe de nossos pensamentos“, escreveu a jovem no caderno de registros. “Ela é como uma mula de carga, ela busca e carrega tantas coisas. Quase todos os dias ela consegue alguns legumes para nós e traz tudo em sacolas de compras em sua bicicleta“, completou Frank no diário, que também recebeu de presente de Gies sapatos de salto alto de segunda mão enquanto estava escondida.
Infelizmente, o esconderijo dos Franks em Amsterdã foi invadido pelos nazistas e pela polícia holandesa. Eles, junto às famílias van Pels e Fritz Pfeffer, foram presos e encaminhados para Westerbork, um campo de concentração para judeus nos Países Baixos. Meses mais tarde, Annie Frank morreu aos 15 anos após contrair uma doença conhecida como tifo. Sua irmã, Margot, também foi vítima da mesma doença. Edith, por sua vez, morreu de inanação. O único sobrevivente da família foi Otto.
Desde que “O Diário de Anne Frank” foi publicado pela primeira vez em 1947, milhares de peças, filmes, livros e contos tiveram como foco a história da jovem que, durante dois anos, relatou como foi viver em um esconderijo com sua família. Agora, a minissérie do Star+ terá como foco principal o casal Gies e o papel que eles desempenharam fornecendo mantimentos à essa e outras famílias.
De acordo com a criadora da minissérie, produtora executiva e roteirista Joan Rater, “Uma Pequena Luz” ajudará a responder à pergunta de por que Gies concordou em ajudar diversas famílias judias. “Quando Miep foi convidado por Otto para salvar sua vida, ela disse ‘sim’ imediatamente. Isso realmente nos levou a querer entender por que essa operária comum e recém-casada disse ‘sim’ e continuou dizendo ‘sim’ todos os dias durante dois anos”, disse Rater, que produziu e escreveu mais de 50 episódios de “Grey’s Anatomy“.
A minissérie terá como base o livro escrito por Alison Leslie Gold. A autora passou cerca de um ano visitando o casal Gies em Amsterdam, ouvindo lembranças que eles tinham do período da Segunda Guerra Mundial. Quando perguntados por que arriscaram suas vidas para salvar os judeus, eles frequentemente se referiam à sua condição comum. “Eu não sou uma heroína. Eu não sou uma pessoa especial, não quero atenção. Fiz o que qualquer pessoa decente teria feito”, disse Miep uma vez.
A produção do Star+ está sendo aclamada pela crítica especializada, alcançando 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação. O New York Times, por exemplo, definiu a minissérie como “uma produção bonita, letrada e comovente; como as pessoas sobre as quais se concentra, é honrado em suas intenções e escolhas”.
O elenci inclui Bel Powley, Joe Cole, Liev Schreiber, Billie Boullet, Margot Frank, Andy Nyman, Alex Montyro, Audrey Kattan, Dylan Edwards, Sarah T. Cohen, Sinead Phelps, Brian Caspe, Jim High, Cosima Shaw, Preston Nyman, Michelle Parker, Sebastian Armesto, entre tantos outros nomes.
Os dois primeiros episódios de “Uma Pequena Luz” estreiam dia 02 de maio no Star+. Posteriormente, dois episódios semanais serão lançados toda terça-feira, sempre um dia após a exibição nos casais National Geographic, Nat Geo WILD e Lifetime. Nesses canais, os episódios são transmitidos toda segunda-feira, a partir das 21h. Ao todo, a série contará com oito episódios.