Explicação do filme “Frio Nos Ossos”, novo suspense que chegou à HBO Max

Não é novidade para ninguém que filmes de suspense com grandes reviravoltas têm conquistado cada vez mais o público brasileiro. Isso explica o sucesso que o longa “Frio nos Ossos“, que chegou à HBO Max na semana passada, está fazendo sucesso no serviço de streaming, figurando atualmente como o segundo título mais assistido da plataforma.

De fato, os chamados plot twists de “Frio nos Ossos” podem não surpreender aqueles que já assistiram a filmes como “O Homem nas Trevas” e “Fuja“, mas ainda assim prendem a atenção dos espectadores à medida que são executados com maestria no projeto dirigido por Matthias Hoene. As reviravoltas são tantas que elaboramos uma explicação detalhada para aqueles que se perderam na história. Confira abaixo.

Contextualizando

As primeiras cenas mostram a família reunida na fazenda comemorando o aniversário do patriarca. Eles, então, são surpreendidos com a chegada de Matty, que carrega seu irmão ferido, Jack, após eles terem sofrido um acidente de carro. A matriarca resolve ajudá-los e os abriga dentro de casa, dando pontos nos ferimentos do irmão inconsciente.

Quando Jack acorda, um diálogo dele com Matty sugere que eles são dois criminosos fugitivos que carregavam uma mercadoria importante no carro que se acidentaram. Eles percebem que não estão com a mala que continha a mercadoria e decidem que precisam ir até o local do acidente para recuperar o material. Após isso, a estratégia dos irmãos é ligar para o pai deles, que participa do mesmo esquema criminoso, para buscá-los na fazenda.

Jack, então, pede para que a mulher que os ajudou o leve até o local do acidente. Ele afirma que os pertences pessoais de Matty ficaram no veículo e que o irmão, que tem problemas psicológicos, irá ter crises se não recuperá-los. Ela decide ajudá-los mais uma vez e leva Jack até o carro. É nesse momento que a mãe descobre que havia uma terceira pessoa no veículo, que não sobreviveu, e um desenrolar de acontecimentos imprevisíveis — ou previsíveis, mas ainda instigantes — tomam conta do filme.

Quem são os irmãos?

Enquanto Maisy e Matty aguardam o retorno de sua mãe e seu irmão, respectivamente, na fazenda, uma notícia é compartilhada em uma estação de rádio revelando que três irmãos estão sendo procurados pela polícia após participarem de um assalto à mão armada. É nesse momento que fica evidente que a terceira pessoa no carro do acidente era Michael McCalister, irmão de Jack e Matty. Além disso, o rádio também informa que Matty é procurado também pela morte de uma enfermeira psiquiatra chamada Karen Carr, cujo corpo havia sido encontrado dias atrás.

Matty e Maisy em cena do filme Frio Nos Ossos, novo suspense que chegou ao catálogo da HBO Max.
Reprodução: HBO Max.

Os três irmãos haviam pegado a estrada para entregar o dinheiro roubado para seu pai, aparentemente o organizador dos crimes. No entanto, após o acidente na noite de tempestade, Michael acabou não resistindo e morreu instantaneamente. Procurados pela polícia, Jack e Matty decidiram buscar ajuda em um lugar distante em que eles pudessem se sentir seguros. Lá, eles ligariam para o pai para que ele pudesse buscá-los na fazenda antes que os dois fossem encontrados pelas autoridades.

A narrativa sugere que eles de fato não pretendiam fazer nenhum mal à família, apenas queriam se esconder da polícia. No entanto, o fato da mãe ter descoberto sobre a morte de Michael e sobre a maleta de dinheiro fez com que eles mudassem os planos e precisassem ameaçar as pessoas que lhe ofereceram abrigo.

A verdade por trás da família.

Quando a mãe e Jack retornam à fazenda, eles são surpreendidos com a visita de um policial, que afirma estar procurando por três homens envolvidos em um assalto, caso que ganhou repercussão em todo o país. Jack ameaça a matriarca da família e afirma que, se ela os denunciar para o policial, ele irá matar sua filha Maisy. O policial entra na casa e a mulher nega ter visto os suspeitos, afirmando que apenas ela e o marido moram na residência.

No entanto, o policial começa a desconfiar dos relatos da fazendeira ao notar que o número de pratos na mesa é maior do que o de moradores na casa. A mãe tenta contornar a situação afirmando que ela tinha um filho chamado Ollie, que faleceu, e que ela sempre coloca um prato a mais para sentir que ele ainda está presente. O policial não parece acreditar nas desculpas da mulher, mas sua ficha só cai de verdade quando ele vê uma foto de Maisy e seu pai em um quadro da casa, associando a menina à imagem de uma criança que desapareceu em um verão anos atrás.

Cena que corrobora com a explicação do filme Frio Nos Ossos, novo sucesso da HBO Max.
Reprodução: HBO Max.

A partir daí, a verdade por trás da família começa a ser revelada. No passado, a matriarca se envolveu em um acidente de carro, que matou seu marido, seu filho Ollie e sua filha Maisy. Uma segunda família estava no outro carro envolvido no acidente, com todos os membros sobrevivendo. Inconformada em ter perdido todos que amava no acidente, a mãe culpabilizou a outra família e resolveu puni-los de diferentes formas. Ficou complexo? A gente detalha!

As duas famílias

Para entender os núcleos familiares, vamos dividir as famílias em “família um” e “família dois”. A família um era formada pela dona da fazenda, seu marido, seu filho Ollie e sua filha recém-nascido Maisy. Esses três últimos personagens não foram apresentados na história, apenas sabemos que eles existem. Já a família dois era formada por Bella, Jenny e o marido deficiente.

Explicação do filme Frio Nos Ossos, suspense que chegou na HBO Max recentemente.
Reprodução: HBO Max.

Quando as duas famílias se envolveram no acidente, o marido, o filho e a filha da dona da fazenda morreram. Ela, então, resolveu transformar a outra família envolvida no acidente em sua própria família. Ela sequestrou Jenny e fez a criança crescer acreditando que era filha dela, trocando o nome da criança para Maisy, o mesmo da filha falecida. Ela também sequestrou o patriarca, passando a dar remédios para ele que o debilitasse e o impedisse de buscar ajuda. Por fim, ela também sequestrou Bella, a outra mãe, amputando seus braços e pernas.

O pai sempre foi deficiente?

A resposta é: não. A mãe protagonista deu remédios a vida toda para que o pai sequestrado não conseguisse andar e, consequentemente, não buscasse ajuda das autoridades, algo similar ao que acontece na aclamada série “The Act” e no filme da Netflix “Fuja“. Por isso, ela fica demasiadamente desesperada para dar os remédios do falso marido nos horários marcados. Ela sabe que, se ele não for medicado, conseguirá recuperar sua autonomia e buscará ajuda para se livrar do inferno que vivencia há anos.

E Bella?

Bom, sabemos que o pai é forçado a ficar numa cadeira de rodas e Jenny/Maisy acreditou o tempo todo que era filha da fazendeira. Mas e Bella, a mãe da outra família que também estava no acidente? Em uma das reviravoltas mais chocantes do filme, Jack acaba encontrando Bella em um cômodo secreto da casa e descobre toda a verdade por trás do acidente de anos atrás.

Ele nota que todos os membros superiores e inferiores dela foram amputados e que ela vive em estado quase vegetativo em uma maca de hospital. Bella, então, pede para que Jack a mate, pois ela não é “mais uma pessoa” e não quer continuar “vivendo” naquele estado. Perturbado, mas entendendo que precisa atender ao pedido da mulher, ele a mata com um travesseiro.

O final de “Frio Nos Ossos”

Em um dos confrontos finais do filme, o pai de Jack e Matty aparece na fazenda acompanhado de outros capangas. O pai confronta Jack ao notar que Michael não está no local e atira no próprio filho ao descobrir sobre a morte do rapaz. Após uma sequência de ação, o pai dos meninos, assim como seus capangas, morrem ou acabam feridos. Jack fica desacordado, mas vivo, assim como seu irmão Matty e a fazendeira.

O desfecho de Maisy e de seu pai é satisfatório. Eles conseguem fugir e vão até à polícia relatar tudo que aconteceu. Matty, por sua vez, é manipulado pela fazendeira, que o convence de que ele não pode ficar ao lado de Jack, seu irmão, alegando que o mais velho subestima os problemas psicológicos do caçula e é muito agressivo com ele. Matty, então, passa a ser o novo “filho” da fazendeira, assim como Maisy ocupou o espaço de Jenny, a verdadeira filha que morreu no acidente.

Já Jack tem o desfecho mais chocante do filme. Assim como Bella, ele teve seus membros amputados e viverá em uma cadeira pelos próximos anos, vivenciando o mesmo que a mulher que ele conheceu pouco tempo antes. De fato, um final ousado, mas definitivamente nada satisfatório.