Tenso, mórbido e angustiante, “O Sacrifício do Cervo Sagrado”, de Yorgos Lanthimos, merece sua atenção
“Poor Things“, novo filme de Yorgos Lanthimos, estreia oficialmente nos cinemas em dezembro desse ano e promete ser um dos grandes nomes da próxima edição do Oscar. O filme está sendo aclamadíssimo pela crítica especializada, estando atualmente com 98% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes.
E se engana quem pensa que esse é o primeiro projeto de Lanthimos ovacionado pela crítica. Ao longo de sua carreira, que começou em 2005 com o drama grego “Kinetta“, o diretor esteve por trás de diversas obras que abocanharam elogios em festivais, altos índices de aprovação crítico e múltiplas indicações às grandes premiações de cinema. É o caso de “O Sacrifício de O Cervo Sagrado“, que estreou no Festival de Cannes em 2017 e concorreu ao cobiçado Palma de Ouro no evento.
A história acompanha o cardiologista Steve (Colin Farrell), que é casado com a oftalmologista Anna (Nicole Kidman). O casal vive tranquilamente com os dois filhos, Kim e Bob, até que uma fatalidade no trabalho de Steve muda completamente o emocional do patriarca e consequentemente sua relação com a família.
É nesse contexto que surge Martin (Barry Keoghan), o jovem cujo pai morreu na mesa de cirurgia de Steve. Sentindo-se culpado pela morte do apciente, Steve se aproxima de Martin e promete lhe dar o suporte necessário agora que seu pai está morto. O ato solidário se estende e Steve decide apresentar o garoto à família. No entanto, quando o jovem não recebe mais a mesma atenção de antigamente, decide elaborar um plano de vingança contra o médico.
Assista ao trailer:
O filme foi aclamado pela crítica especializada, conquistando 79% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação. O consenso crítico da plataforma diz que o filme “dá continuidade à tendência teimosamente idiossincrática do diretor Yorgos Lanthimos – e demonstra mais uma vez que seu talento não deve ser ignorado”.
Além de Farrell, Kidman e Keoghan, o elenco do longa conta também com Raffey Cassidy, Bill Camp, Alicia Silverstone e Sunny Suljic. Além de dirigir e roteirizar, Lanthimos também é produtor do filme ao lado de Ed Guiney. Nicki Hattingh, David Kosse, Sam Lavender, Andrew Lowe, Amit Pandya, Anne Sheehan e Peter Watson atuam como produtores executivos do projeto.
“O Sacrifício do Cervo Sagrado” está disponível na HBO Max ou para aluguel na Prime Video.