Rachel Sheherazade é criticada por internautas após discurso em A Fazenda 15

Rachel Sheherazade usando camiseta, sobretudo e saia durante dinâmica em A Fazenda 15. Ao lado dela, Cariúcha, usando tranaçs loiras no cabelo.

Na noite deste domingo (8), durante mais um jogo da discórdia em A Fazenda 15, Rachel Sheherazade confrontou Cariúcha e relembrou quando foi acusada de racismo pela cantora na semana passada. Ela voltou a se defender das acusações e fez um extenso monólogo mencionando sua origem e destacando a miscigenação brasileira.

Tão grave foi a sua tentativa de me incriminar e de me colocar diante do público, diante das pessoas lá fora, diante do Brasil inteiro, que eu era uma pessoa racista, me imputando um crime que eu jamais cometi e jamais cometerei. Sou neta de uma mulher negra, preta como você. Pode não estar na minha pele, mas está nos meus genes. Não tenho culpa se houve miscigenação na minha família. Aliás, ninguém tem culpa por nascer branco ou preto neste país. Somos um resultado de uma miscigenação, de uma união de cores e etnias, e todos merecem igual respeito“, disse a jornalista.

Ela continuou: “Não tô aqui pra fazer proselitismo de raça A, raça B, até porque eu não acredito em raças. Eu acredito em uma só raça, a raça humana. Temos várias etnias, vários tons de pele, várias cores de pele, mas uma raça só, a raça humana. E temos que ser tratados com igual respeito. Pretos, brancos, amarelos, a cor que tivermos. Eu não aceito e jamais aceitarei a imputação de um crime que eu não cometi, e a destruição de uma reputação que eu tenho criado e mantido ao longo de toda minha vida. Eu tenho 50 anos, tenho 23 anos de carreira e uma reputação intocável. E não será você ou qualquer outro participante aqui que vai me detratar perante o público. Pra isso eu tenho advogado. Pra isso o Brasil está atento. E, pra isso, a Record entrou em rede nacional pra dar um recado claro a você, Cariúcha”.

Apesar de ser aplaudida por alguns participantes e por grande parte do público de A Fazenda 15, Rachel também teve seu discurso criticado por alguns internautas nas redes sociais. “Da mesma forma que ter amigos gays não isenta a Cariúcha de ter cometido homofobia, a Rachel ser neta de uma mulher preta não a isenta do racismo. Importante pontuar que ela não foi racista mesmo, mas o discurso teve esse ponto de atenção”, disse uma usuária do Twitter. “Não concordo com a fala da Rachel porque traz a ideia do mito da democracia racial. Se existisse uma só raça humana, não existiria racismo. E pra mim a Cariúcha tem que ser eliminada pra não dar munição pra esse tipo de discurso”, afirmou uma segunda pessoa. Confira abaixo outras críticas feitas na web.

O grupo que saiu em defesa de Rachel buscou justificar as falas da jornalista. “Quando se é acusada de racismo indevidamente você foca nesse assunto e repudia a atitude da acusadora. Você tá focando no assunto errado pra defender alguém que não tem razão e ainda banalizou a causa”, disse um internauta. “Ela errou onde em dizer que todos merecem ser tratados igualmente? Se ouvir todo o discurso, vai saber o contexto onde ela só estava se defendendo de uma falsa acusação de racismo”, afirmou outra pessoa. Confira abaixo outros comentários a favor da jornalista.