Sem manipulação! Yuri foi eliminado de A Fazenda 15 por erro do próprio público

Yuri Meirelles, recentemente eliminado de A Fazenda 15.

Contrariando a expectativa da maior parte do público de A Fazenda 15, Yuri Meirelles foi eliminado do reality show na última quinta-feira (7) após enfrentar uma roça tripla contra Cezar Black e Nadja Pessoa, dois dos participantes mais rejeitados pelos espectadores na atual fase do jogo.

Nos últimos dias, Rodrigo Carelli e toda a produção do programa vêm sendo acusados de manipularem o resultado para favorecer os outros dois peões. Isso porque de acordo com os dados das enquetes vinculadas em sites e redes sociais, Yuri era disparado o favorito a continuar no jogo, enquanto os outros dois competidores oscilavam na última posição.

De acordo com o compilado final do site Votalhada, Yuri teria cerca de 46% dos votos, enquanto Cezar ficaria em segundo lugar com aproximadamente 32% e Nadja seria eliminada com 22%. O resultado, no entanto, foi muito divergente. Eliminado da competição, o modelo obteve apenas 24% dos votos, praticamente metade do que os resultados prévios do compilado indicavam.

Reprodução: Votalhada.

Diferente do que grande parte do público vem especulando, é improvável que o resultado tenha sido manipulado pela Record. Isso porque as votações do programa passam por auditorias, o que dificulta que os resultados possam ser alterados à vontade do diretor ou de qualquer outra pessoa.

O que pode ter motivado a eliminação de Yuri é o que chamamos de “Fenômeno Raíssa Barbosa”. Em A Fazenda 12, após enfrentar uma roça tripla contra Lidi Lisboa e Mariano, a modelo, que era uma das favoritas ao prêmio milionário da edição, foi eliminada com pouco mais de 25% dos votos. O público ficou em palvorosa na época, se questionando como a líder das enquetes estava deixando a competição.

Bom, não é tão difícil de explicar. Como Raíssa aparecia na liderança das pesquisas feitas em sites e redes sociais, os espectadores do programa se preocuparam apenas em salvar seu segundo participante favorito, ou seja, Lidi ou Mariano. Dessa forma, quem queria eliminar Lidi, votou em massa em Mariano, e vice-versa. Dessa forma, Raíssa acabou ficando para trás. O público achava que ela já estava “garantida” como vitoriosa da roça e decidiu direcionar atenção aos outros peões.

O mesmo aconteceu um ano depois. Em A Fazenda 13, Tiago Piquilo liderava com folga as enquetes da roça que disputou com Dayane Mello e Sthefane Matos. O cantor tinha cerca de 50% dos votos, enquanto as duas peoas disputavam a segunda colocação com menos de 30% cada uma. Na época, grande parte dos espectadores estava focada em eliminar a modelo e decidiu votar em Sthefane, na tentativa de colocar a influenciadora como a segunda mais votada. Resultado disso? Sthefane acabou sendo a mais votada por ter recebido mais atenção do público, enquanto Tiago, visto como uma “vitória garantida”, foi eliminado com 26,87% dos votos.

Em complemento, Yuri não era nem de longe um dos favoritos do público — ele apenas tinha menos rejeição que seus companheiros de roça. Dessa forma, as pessoas não estavam tão motivadas a salvá-lo como estariam se a roça tivesse nomes como Jaquelline Grohalski e André Gonçalves, os favoritos do público. Em contrapartida, Nadja tem uma torcida fiel que a acompanha há cerca de cinco anos e que certamente se dedicou em votar apenas na peoa, conseguindo salvá-la.

O público de A Fazenda precisa entender de uma vez por todas que, em uma roça, sua atenção deve ser direcionada apenas a seu participante favorito. Grandes nomes já foram perdidos ao longo das suas quinze temporadas por esse mecanismo de votação. Não é o caso de Yuri, que não tinha chance alguma de ganhar o prêmio do programa, mas é provável que isso continue acontecendo se os espectadores persistirem no erro de divisão de votos. É evidente que nem sempre funciona.