Sindicato de Atores muda diretrizes após polêmicas envolvendo cena de “Miller’s Girl”

Martin Freeman e Jenna Ortega em cena de Miller's Girl.

O Sindicato de Atores de Hollywood, o SAG-AFTRA, decidiu alterar suas diretrizes após uma cena de sexo do filme “Miller’s Girl”, protagonizado por Jenna Ortega e Martin Freeman, causar controvérsias na mídia. As informações foram reveladas pelo Deadline na última quarta-feira (28).

As mudanças, no entanto, não estão relacionadas ao que aconteceu na frente das câmeras. Na verdade, as novas diretrizes reforçam os padrões e protrocolos que devem ser seguidos pelos coordenadores de intimidade, os profissionais presentes nas gravações que têm como objetivo garantir o bem-estar dos artistas durantes as gravações de cenas mais íntimas.

A decisão foi tomada pelo Sindicato depois que Kristina Arjona, coordenadora de intimidade do filme, forneceu uma entrevista ao Daily Mail na semana passada contando detalhes sobre os bastidores e revelando que Ortega estava supostamente envolvida no planejamento da cena.

Acontece que, com a repercussão da cena nas redes sociais, internautas direcionaram críticas à equipe do filme por submeter uma atriz de 21 anos a protagonizar uma cena de sexo com um ator de 52 anos. Arjona, então, decidiu fornecer uma entrevista descrevendo as medidas que foram postas em prática durante as filmagens para garantir que Ortega se sentisse confortável.

Havia muitas, muitas pessoas ao longo do processo interagindo com Jenna para garantir que fosse consistente com o que ela se sentia confortável, e ela estava muito determinada e segura do que queria fazer. Parte do meu trabalho também é apoiar as decisões dela. Eu me adapto a qualquer que seja o nível de conforto dos meus atores, especialmente em uma produção como esta, onde há uma grande diferença de idade entre os atores“, disse Arjona ao Daily Mail.

O pronunciamento da coordenadora, no entanto, desagradou o Sindicato, que decidiu alterar as diretrizes envolvendo o cargo desempenhado pela profissional. “Os coordenadores de intimidade são um recurso crucial em qualquer set para garantir a proteção de nossos membros que trabalham em cenas íntimas”, disse uma porta-voz do SAG-AFTRA ao Deadline.

Agora, com a mudança de regras, os coordenadores de intimidade só poderão dar detalhes sobre os bastidores das cenas se tiverem autorização dos atores envolvidos na produção. “Os coordenadores de intimidade devem manter a confidencialidade do trabalho e da experiência de um ator na representação de cenas altamente sensíveis, a menos que tenham a permissão do ator para compartilhar publicamente essas informações. A divulgação pública de detalhes sobre o trabalho de cena de um ator ou confidências confiadas ao coordenador de intimidade sem o consentimento do ator é inaceitável”, declarou o representante.

Na cena em questão, Cairo (Ortega) está usando um vestido de cetim enquanto folheia um livro em cima de uma cama. É nesse momento que Miller (Freeman), seu professor, a abraça por trás e passa a mão por todo o corpo da aluna.

A história de “Miller’s Girl” segue Cairo, uma jovem escritora misteriosa que pode trilhar um caminho para o sucesso se receber alguma orientação de seu professor, o Sr. Miller. Quando os dois finalmente se conhecem, ela imediatamente o impressiona ao se revelar uma leitora ávida, enquanto ele rapidamente descobre que ela é especialmente dotada com as palavras.

Enxergando um claro potencial na aluna, Miller oferece a ela um trabalho especial para testar suas habilidades, embora um clima de tensão e sedução pareça estar crescendo entre os dois. Quando os colegas de classe de Cairo começam a notar isso, eles sugerem que a garota provoque o professor e faça com que ele a ame. A partir daí, o contato entre professor e aluna vai ficando cada vez mais íntimo, sem que eles imaginem que esse vínculo irá provocar uma grande confusão muito rapidamente.

O filme não foi bem recebido pela crítica especializada, alcançando apenas 29% de aprovação no Rotten Tomatoes, sendo uma das piores avaliações das carreiras de Ortega e Freeman. O consenso crítico do site disse: “Apesar de um par de estrelas talentosas e um conceito central com certa relevância no mundo real, a narrativa superficial de ‘Miller’s Girl’ soa vazia”.

Miller’s Girl” estreou em janeiro nos EUA e segue sem previsão de estreia no Brasil.