“Descanse Em Paz”, novo filme argentino da Netflix agrada crítica especializada, mas desaponta espectadores da plataforma

Na última semana, o filme argentino “Descanse Em Paz” estreou oficialmente na Netflix e rapidamente figurou entre os títulos mais assistidos da plataforma de streaming em vários países na América Latina. O suspense é inspirado no livro homônimo de Martín Baintrub.
A história se passa em 1994 e gira em torno de Sergio Dayán (Joaquín Furriel), um homem que está cheio de dívidas e lidando com novos problemas de saúde motivados justamente pela questão financeira. Ele deve a familiares, a seus funcionários, não paga a mensalidade da escola dos filhos há meses e está em débito com uma grande empresa.
Inesperadamente, ele acaba sendo vítima de um atentado, que nada tem a ver com suas dívidas. No entanto, ele enxerga no evento do acaso a oportunidade perfeita para salvar sua família, que vem sendo constantemente ameaçada devido aos débitos do patriarca. Ele, então, decide forjar sua morte, fazendo com que sua esposa receba o dinheiro do seguro de vida.
Durante anos, Sergio vive uma rotina mónotoma, vazia e repleta de angústia. No entanto, quando a saudade de seus filhos aperta, sua escolha pode custar um preço ainda mais alto do que sua dívida do passado.
Assista ao trailer:
O filme vem tendo uma recepção positiva da crítica especializada, alcançando 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, índice baseado em sete avaliações.
O Ready Steady Cut destacou: “Embora existam pontos em que “Descanse Em Paz” parece desarticulado e ligeiramente arrastado, ele oferece uma boa quantidade de suspense e irá mantê-lo investido”. O Otroscines, por sua vez, escreveu: “Embora o desfecho pareça demasiado exagerado e até algo a preto e branco, é um filme por vezes fascinante, quase sempre envolvente”.
A recepção do público, em contrapartida, não tem sido muito positiva. Com menos de mil avaliações até o momento no IMDb, o filme está com média uma 5,8 de 10. Nas redes sociais, a maioria dos comentários sobre o longa são negativos, com as maiores críticas sendo ao desfecho da história.
“Indignado com o final desse filme ‘Descanse Em Paz’ da Netflix. Tinha tudo pra ter um final bem encaixado… cagaram. Perdi umas 2 horas do meu dia”, escreveu um internauta do X, antigo Twitter. Outra usuária da rede social disse: “Eu não aceito esse final do filme ‘Descanse Em Paz’. Vocês precisam fazer um novo final! Não me conformo! Não quero aceitar”.

“Descanse Em Paz”.
O elenco do filme inclui ainda Griselda Sicilani, Gabriel Goity, Lali Gonzalez, Luciano Borges, Raul Daumas e Alberto De Carabassa.
A direção é de Sebastían Borensztein, que também assina a adaptação do roteiro ao lado de Marcos Osorio Vidal. O produtor executivo é Juan Lovece.
“Descanse Em Paz” está disponível na Netflix.