“Sob As Águas do Sena” faz sucesso na Netflix e se torna o título mais visto da plataforma atualmente

Cena do filme

Depois de “Desespero Profundo“, que estreou nos cinemas brasileiros em março deste ano, um novo filme sobre tubarões está fazendo sucesso, dessa vez nos serviços de streaming. “Sob As Águas do Sena” estreou na última quarta-feira (5) na Netflix e disparou para a primeira posição entre os filmes mais assistidos na plataforma.

Reprodução: Netflix.

Ambientado em um futuro próximo, mais precisamente no verão de 2024, Paris sediará pela primeira vez o Campeonato Mundial de Triatlo no Rio Sena. É nesse cenário que Sophia (Bérénice Bejo), uma cientista brilhante, descobre através de Mika (Léa Léviant), uma jovem ativista ambiental, que um enorme tubarão está nadando nas profundezas do rio.

Na tentativa de evitar um banho de sangue em pleno centro da cidade francesa, elas não têm escolha a não ser unir forças com Adil (Nassim Lyes), o comandante da polícia do Rio Sena, para tentar impedir um possível massacre realizado pelo animal.

Assista ao trailer:

O filme, por sua vez, não é baseado em fatos reais, pelo menos não envolvendo tubarões. Segundo o Centro Nacional Francês de Investigação Científica (CNRS), até os dias atuais nunca foi registrada a aparição de tubarões no rio. A história, na verdade, foi inspirada por aparições de uma orca e uma beluga, uma espécie de baleia-branca, nas águas do Sena.

Em maio de 2022, uma orca foi havistada pela primeira vez no Rio Sena. A orca, que media 4 metros, foi gravada se debatendo e aparentando estar perdida. Segundo autoridades marinhas, o barulho que ela emitia se assimilava a um “choro desesperado”. Duas semanas depois, o grupo Sea Shepherd, que liderava a operação de resgate, anunciou que o animal havia morrido.

Em agosto do mesmo ano, uma baleia beluga também entrou doente no Rio Sena. Durante uma operação que durou seis horas, o animal foi transportado para um caminhão refrigerado, em uma tentativa que visava devolvê-lo ao mar no Norte da França. No entanto, durante a viagem, a beluga sofreu uma falha respiratória e veterinários realizaram uma eutanásia no animal.

Reprodução: Netflix.

Sob As Águas do Sena” vem recebendo críticas majoritariamente positivas, estando atualmente com 67% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.

O Decider afirmou: “Não entramos em um thriller de tubarão com grandes expectativas, então Sob Paris ser apenas bom o suficiente é suficiente para justificar uma recomendação“. A Variety, por sua vez, destacou: “O novo thriller da Netflix nada em vez de afundar, ao dar vida a um género que está exangue há demasiado tempo”.

O elenco do filme inclui ainda Iñaki Lartigue, José Antonio Pedrosa Moreno, Sandra Parfait, Aksel Ustun, Aurélia Petit, Anne Marivin e Stéphane Jacquot.

A direção é de Xavier Gens a partir de uma ideia criada originalmente por Edouard Duprey e Sebastien Auscher.

Pôster oficial de
“Sob As Águas do Sena”.

Sob As Águas do Sena” está disponível na Netflix.