Maggie Smith, a eterna Minerva McGonagall de “Harry Potter”, morre aos 89 anos
Maggie Smith, a eterna Minerva McGonagall de “Harry Potter” e um dos maiores nomes da dramaturgia britânica, morreu aos 89 anos, na manhã desta sexta-feira (27). A notícia foi confirmada pelos filhos da atriz, Chris Larkin e Toby Stephens, em comunicado enviado à imprensa.
“Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final de tudo. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão arrasados com a perda de sua extraordinária mãe e avó. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer à maravilhosa equipe do Chelsea and Westminster Hospital por seu cuidado e gentileza incondicional durante seus últimos dias. Agradecemos todas as suas mensagens gentis e apoio e pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento“, diz o comunicado.
Smith iniciou sua carreira no teatro em 1952, colecionando diversas indicações ao Tony Awards e conquistando sua primeira vitória na premiação em 1990 por “Lettice and Lovage“. A atriz apareceu em mais de 70 peças ao longo de toda sua carreira.
Nos cinemas, a atriz estreou no filme “Sem Saída“, de 1958. Ela esteve em mais de 60 filmes e conquistou dois Oscars, por “Primavera de uma Solteirona” e “Califórnia Suite“. Um dos seus personagens mais marcantes foi na saga “Harry Potter“, na qual ela interpretou a icônica professora Minerva McGonagall.