Final explicado de “Alice (Subservience)”, novo filme com Megan Fox
Estrelado por Megan Fox e Michele Morrone, o thriller “Alice (Subservience)” estreou na Prime Video neste final de semana e já é um grande sucesso. O título é atualmente o filme mais assistido da plataforma de streaming no Brasil e em outra dezenas de países onde o serviço está disponível.
Apesar da história simples, o filme apresenta um desfecho enigmático que contrapõe o que parecia ser o fim da grande vilã da narrativa. Por esta razão, elaboramos esta matéria fazendo um pequeno retrospecto da narrativa e explicando o final de “Alice (Subservience)“.
Na história, uma robô de inteligência artificial (Megan Fox) é programada para desenvolver habilidades domésticas e cuidar de um lar como um ser humano qualquer. Nick (Michele Morrone), um pai em dificuldades para lidar com tantas responsabilidades, decide comprar o andróide para ajudá-lo nos serviços de casa enquanto sua esposa Madeline Zima) está internada em um hospital.
No começo, Alice parece uma excelente aquisição, mostrando-se cada vez mais competente em cada função. No entanto, quando a robô se torna autoconsciente, ela decide que quer ocupar um espaço maior naquela família e fará de tudo para se tornar a matriarca, substituindo a mãe que retornou para casa após receber o transplante de que precisava.
Os primeiros comportamentos agressivos de Alice são contra os filhos de Maggie e Nick. Após se darem conta que a robô se tornou uma ameaça para a família, o casal decide devolvê-la ao laboratório responsável por seu desenvolvimento. O chip de memória da robô é removido, mas antes ela consegue controlar todo o sistema responsável pelos andróides, apagando comandos e copiando sua própria memória.
Com acesso a todo o sistema, ela projeta suas próprias memórias nos outros robôs criados pelo laboratório, para que todos consigam ajudá-la a encontrar Nick. Quando os dois ficam cara a cara novamente em um restaurante, o tutor engana brevemente a robô, desalojando seu chip de memória para desconectá-la. Desesperado, ele vai em busca de sua esposa e seus filhos, que já estão sendo atacados por outro andróide, que também está sendo controlado por Alice.
Após salvar sua família em um ato que colocou em risco sua própria vida, Nick é hospitalizado. Seu ato de heroísmo em prol da segurança de sua esposa parece tê-la sensibilizado, a fazendo perdoar a traição que acontece no início do filme. O ato de perdão fica evidenciado quando ela diz que já recebeu alta do hospital e espera que o marido também consiga retornar brevemente para casa.
O final da família parece feliz, mas não por muito tempo. Nas cenas finais do filme, o executivo do laboratório responsável pelas máquinas aparece monitorando os danos. Ele nota uma sucessão de falhas em vários dispositivos e, antes que ele possa agir, um laptop exibe uma mensagem de upload, revelando que todo o sistema está prestes a ser reiniciado. Quando o upload é concluído, uma nova Alice abre os olhos, como revela a cena final.
A conclusão indica que, por ter conseguido fazer uma cópia de suas memórias, Alice também conseguiu mantê-las armazenadas nos servidores do laboratório. Dessa forma, ela poderá projetar suas memórias em qualquer andróide criado pela empresa, seja em um idêntico a ela, seja em outro robô com características completamente diferentes.
Dessa forma, o final em aberto dá margem para uma futura sequência de “Alice”, embora nada tenha sido confirmado até então. A depender do sucesso do longa, que está alcançando novos ares após a estreia nos streaming, poderemos ver Alice indo atrás da família de Nick em busca de vingança… ou, quem sabe, mirando novas vítimas.
Uma sequência, inclusive, pode acontecer independente do elenco principal do primeiro filme. Afinal, como robôs com diferentes gêneros e características são apresentados na história, é possível que Alice escolha se infiltrar em um andróide completamente diferente para dar seus próximos passos. Dessa forma, caso Megan Fox recuse uma oferta para uma sequência, uma outra atriz ou ator poderia assumir o papel da personagem sem qualquer prejuízo. Da mesma forma, caso Alice opte por ir atrás de novas vítimas, Michele Morrone também não teria compromisso algum com uma continuação. Ou seja, uma franquia repleta de possibilidades pode estar prestes a nascer.
“Alice (Subservience)” está disponível na Prime Video.