Nicola Coughlan, de “Bridgerton”, critica J.K. Rowling e nova série de “Harry Potter” da HBO

A atriz Nicola Coughlan, que ficou mundialmente conhecida por interpretar Penélope na série “Bridgerton“, se manifestou contra J.K. Rowling e a nova série de “Harry Potter” depois que a autora comemorou a decisão da Suprema Corte do Reino Unido de que a definição legal de mulher se baseia no sexo biológico.
A decisão, proferida na quarta-feira, causou indignação na comunidade trans, pois isso significa que mulheres trans não poderão acessar espaços exclusivos para mulheres, como banheiros públicos e enfermarias, além de poderem ser impedidas de jogar em times esportivos femininos. Rowling, por sua vez, comemorou a decisão nas redes sociais e publicou no X, o antigo Twitter: “Adoro quando um plano dá certo“.
“Este é um novo ponto baixo para J.K. Rowling. Podem ficar com seu novo ‘Harry Potter’, pessoal. Eu não encostaria nele nem com uma varinha mágica de 3 metros. Ver uma comunidade já marginalizada sendo ainda mais atacada na lei é revoltante e nojento, e ver pessoas comemorando isso é ainda mais revoltante”, disse Coughlan em uma postagem no Instagram.
A atriz continuou, em outra publicação: “Se você é uma pessoa cisgênero que é aliada de uma pessoa trans, acho que agora é a hora de simplesmente falar e fazer sua voz ser ouvida, e deixar seus amigos trans, não binários e a comunidade em geral saberem que você está lá para ajudá-los e continuará lutando por eles”.
Como já divulgado anteriormente, Rowling está envolvida na série remake de “Harry Potter” da HBO. A autora também fez parte do processo de seleção para a equipe criativa da série, que inclui a showrunner Francesca Gardiner e o diretor Mark Mylod.
“J.K. Rowling tem o direito de expressar suas opiniões pessoais. Continuaremos focados no desenvolvimento da nova série, que só se beneficiará com o envolvimento dela”, afirmou um representante da HBO à Variety no final do ano passado.