Saiba qual o final do livro “Dias Perfeitos” que será modificado na minissérie do Globoplay

Quem conhece as obras de Raphael Montes sabe que o autor não é o maior fã de finais felizes. Quando a adaptação de “Dias Perfeitos” foi anunciada pelo Globoplay, os leitores que já conheciam a história imediatamente alertaram aos futuros espectadores da produção que o final da minisérie seria… bastante indigesto.
E não, os alardes não são um exagero. O final de “Dias Perfeitos” é de fato perturbador e um dos desfechos mais cruéis da literatura brasileira nos últimos anos. Mas afinal, o que acontece no encerramento do livro que deixou tantos leitores traumatizados com a obra do autor, que escreveu também “Bom Dia, Verônica” e “Uma Família Feliz“?
Atenção! O texto a seguir contém spoilers dos seis primeiros episódios de “Dias Perfeitos“.
“Dias Perfeitos” conta a história de Téo, um estudante de medicina que fica obcecado por Clarice, uma aspirante a roteirista que ele acabou de conhecer. Acontece que, quando Clarice deixa claro que não tem o menor interesse nele, Téo toma uma atitude assustadora: ele a sequestra na esperança de que, após passar alguns dias ao seu lado, a jovem se apaixonará e perceberá que os dois foram feitos pra ficarem juntos.
No final do livro, Clarice sofre um acidente e fica paraplégica. Ela ainda perde a memória e passa a acreditar que Téo, na verdade, é seu noivo. Os dois, então, se casam, e Clarice logo descobre que está grávida de seu primeiro filho com o estudante de medicina. O casal, então, vive uma falsa realidade diante do apagão sofrido por Clarice — que passa a acreditar nas histórias que Téo conta.
O livro destaca que, em casos de acidentes como o de Clarice, é comum que a vítima não se lembre dos meses que antecederam o episódio. Ela chega a fazer algumas sessões na tentativa de recuperar o máximo de sua memória, mas as recordações mais recentes se limitam à sua formatura do ensino médio, que aconteceu anos atrás. As memórias dos últimos anos de sua vida são construídas a partir das versões distorcidas contadas pelo marido.
Para a felicidade daqueles que leram o material publicado em 2014, o final da minissérie não será o mesmo do livro. Em entrevista ao Fantástico, Montes revelou que a idealizadora e roteirista da produção, Cláudia Jouvin, sugeriu que o desfecho da adaptação fosse diferente e ele prontamente aceitou.
“Dias Perfeitos” está disponível no Globoplay, com os dois últimos episódios sendo lançados na próxima quinta-feira (28).