Onde assistir as adaptações dos livros de Raphael Montes

Raphael Montes vem há alguns anos consolidando seu nome no cenário da literatura brasileira. Agora, o autor expande sua comunidade de fãs à medida que suas obras são adaptadas para o audiovisual — em filmes e séries incapazes de ser esquecidos por quem quer que os veja.

Apesar de seu primeiro grande sucesso na literatura ser publicado ainda em 2012, foi somente em 2020 que “Bom Dia, Verônica” tornou-se a primeira adaptação do autor para a televisão. A primeira versão do livro, escrita por Montes e Ilana Casoy, foi publicada em 2016, quatro antes de virar uma série de três temporadas da Netflix.

A partir daí, não faltaram produtores interessados em adaptar outras histórias escritas pelo autor brasileiro. Desde então, outros dois livros de Montes ganharam adaptações — além de uma novela com roteiro original escrita por ele para a HBO Max, a bem-sucedida “Beleza Fatal“, que deve ganhar uma segunda temporada em breve.

Para quem já conhece alguma obra do autor ou é fã de histórias repletas de suspense, mistérios e grandes reviravoltas, destacamos aqui os livros de Montes que já foram adaptados para o cinema ou televisão e onde assistir a cada uma das produções. Vale uma maratona no final de semana!

Bom Dia, Verônica (Netflix)

Uma das produções brasileiras de maior sucesso da Netflix, a série acompanha Verônica (Tainá Muller), uma mulher que trabalha como escrivã na Delegacia de Homicídios de São Paulo. Após presenciar uma cena assustadora no local de trabalho, ela passa a lutar contra os traumas de seu passado e opta por tomar uma decisão arriscada: usar toda sua habilidade investigativa para ajudar duas mulheres desconhecidas.

Uma dessas mulheres é Janete (Camila Morgado), uma mulher que vive um relacionamento abusivo com o marido, Brandão (Eduardo Moscovis). O casal costuma atrair mulheres que estão em busca de emprego, oferecendo trabalho como empregada doméstica na casa da família. No entanto, ao chegarem no local, as vítimas são violentadas por Brandão, enquanto Janete nada pode fazer para impedir.

Um Família Feliz (Globoplay)

A história acompanha Eva (Grazi Massafera), uma mulher que tem uma vida aparentemente perfeita ao lado do marido Vicente (Reynaldo Gianecchini) e de suas duas filhas gêmeas. No entanto, tudo muda quando ela descobre que está grávida de seu terceiro filho e se depara com uma profunda angústia de uma depressão pós-parto. A família feliz, então, logo passa a viver em um ambiente melancólico.

A situação fica mais delicada quando as filhas gêmeas e o bebê recém-nascido do casal aparecem machucados. Inesperadamente, Eva é acusada e retaliada pela comunidade onde vive, sendo considerada a responsável pelos ataques às crianças. Questionada pelo próprio marido, Eva agora precisa superar sua fragilidade para provar sua inocência e reestruturar sua família, ao mesmo tempo em que tenta descobrir o que aconteceu com seus filhos.

Dias Perfeitos (Globoplay)

Na trama, Téo (Jaffar Bambirra) é um solitário estudante de medicina que conhece Clarice (Julia Dalavia), uma jovem que sonha em tornar-se roteirista de cinema. Inesperadamente, Téo começa a desenvolver uma certa obsessão por Clarice, sendo dominado por uma vontade de desvendar aquela menina que ele julga ser diferente de todas que já conheceu.

Após sucessivas tentativas de aproximação fracassadas, Téo decide tomar uma atitude drástica: ele sequestra Clarice e a obriga a escrever um novo roteiro ao seu lado enquanto a mantém presa em um cativeiro. À medida que os dias passam, a jovem é submetida a situações cada vez mais desagradáveis, sempre justificadas pelo sequestrador com uma lógica aparentemente impecável.

Beleza Fatal (HBO Max)

A única produção com roteiro original da lista gira em torno de Sofia (Camila Queiroz), uma mulher que, quando criança, testemunhou a injusta prisão de sua mãe por causa de Lola (Camila Pitanga), uma mulher ambiciosa e completamente sem escrúpulos. Anos depois, Sofia mergulha em uma obsessiva busca por vingança.

Determinada a executar seu plano com maestria, Sofia encontra m jeito de se infiltrar na vida de Lola e conta com a ajuda de Elvira (Giovanna Antonelli), uma mulher que perdeu a filha, outra jovem que também foi vítima das maldades de Lola.