Fenômeno “Barbenheimer” ganhará filme de comédia com terror
O fenômeno conhecido como Barbenheimer, que explodiu quando os blockbusters “Barbie” e “Oppenheimer” foram lançados no mesmo dia, está prestes a ganhar uma produção para os cinemas pelas mãos do roteirista Charles Band. De acordo com o The Hollywood Reporter, Band está em busca de financiamento para iniciar as filmagens no ano que vem.
O filme, que receberá o nome de “Barbenheimer”, seguirá uma boneca cientista brilhante que vive em Dolltopia, um mundo de verões intermináveis e festas na praia, ao lado de seu namorado Dollman. Indignada com o tratamento brutal que as bonecas recebem nas mãos de crianças humanas, ela decide construir uma bomba nuclear gigante para acabar com tudo.
A maioria das pessoas deve imediatamente pensar que se trata apenas de uma tentativa descarada de lucrar com um fenômeno cultural muito recente. E elas estariam absolutamente corretas, admitiu Band, o prolífico ícone que faz comédias de terror de baixo orçamento desde o início dos anos 1970.
“É 100% verdade, mas também é uma oportunidade de se divertir com a união bizarra desses dois filmes e a combinação da vibração da Barbie e a escuridão de Oppenheimer. Você mistura isso e tem uma grande oportunidade para o humor negro”, declarou o roteirista. “É tão bobo, mas parece que todos os outros recursos são sombrios e deprimentes, e por Deus, nós precisamos de um pouco de humor em 2024”, continuou.
Foi Adam Felber, biógrafo de Band, quem teve a ideia do projeto. “Ele me ligou e disse: ‘Devíamos fazer o filme para Barbenheimer. Todos ao redor do mundo estão se divertindo com essa ideia, então deveríamos realmente fazer isso’. Foi ele!”, contou Adam.
Desde que a ideia surgiu, não demorou muito até que a dupla tivesse um roteiro e também algumas músicas escritas por Brian Wecht. O elenco e o diretor de “Barbenheimer” serão anunciados em breve e, embora seu orçamento de pouco menos de US$ 1 milhão possa excluir Margot Robbie, isso torna o filme um dos mais caros da carreira de Band. E é um mundo de baixo orçamento para o qual ele se inclina descaradamente e com prazer.
No dia 20 de julho, o termo “Barbenheimer” tomou conta das redes sociais com o lançamento simultâneo de “Barbie” e “Oppenheimer” nas salas de cinema. Apesar da competição, as duas produções foram muito bem sucedidas em números de bilheteria. Enquanto o filme de Greta Gerwig arrecadou 1,4 bilhão de dólares, o projeto de Christopher Nolan alcançou mais de 900 milhões de dólares.