“Boy Meets Boy”, o polêmico reality de namoro gay que foi cancelado após uma única temporada

Os realities shows sempre tiveram um grande público na televisão brasileira. Entre 2020 e 2022, quando as pessoas enfrentavam o isolamento social, o formato ganhou ainda mais popularidade no Brasil e títulos como o BBB e A Fazenda conquistaram números de audiência expressivos e há muito tempo não vistos.
Com a ascensão das plataformas de streaming, os realities shows ampliaram sua força e novas produções inéditas vêm se consolidando entre o público consumidor do formato. Alguns dos destaques são os realities voltados para o público LGBTQIAP+, como “RuPaul’s Drag Race“, “Love Allways” e as versões “I Kissed a Boy” e “I Kissed a Girl“, que conquistaram milhões de espectadores ao redor do mundo nos últimos anos.
No entanto, se engana quem pensa que os realities shows voltados para o público LGBTQIAP+ só começaram a se popularizar nesta década. O primeiro programa de namoro gay, na verdade, foi criado em 2003 pela Bravo. Intitulado de “Boy Meets Boy“, a produção norte-americana contou com apenas seis episódios e dividiu opiniões na época por sua dinâmica repleta de reviravoltas bastante questionáveis — e é justamente sobre elas que queremos falar aqui.
No programa, 15 homens batalhavam para conquistar o coração de James Getzlaff, um gerente de recursos humanos que não costumava chamar pessoas para sair pois era muito tímido e tinha medo de ser rejeitado. Na época, poucas pessoas sabiam sobre a sexualidade de James, mas mesmo assim ele decidiu se expor no programa pois acreditava que a atração seria uma visibilidade importante para a comunidade e uma forma de minimizar o preconceito contra os homossexuais.
Durante o programa, James se envolveu em encontros individuais e atividades em grupo com os participantes e precisava, no final de cada episódio, eliminar três candidatos. Acontece que, em determinado momento da competição, foi ficando extremamente difícil para James escolher quem eliminar, pois ele já havia criado conexão com todos os pretendentes que restavam, consolidando o que pareciam relações verdadeiras.

“Boy Meets Boy”.
Uma grande reviravolta, no entanto, transformou essas supostas relações genuínas em relações de interesse. Isso porque no quarto episódio do “Boy Meets Boy“, a apresentadora do reality show, Dani Behr, revelou para James que pelo menos metade dos participantes eram heterossexuais e só estavam tentando conquistá-lo para tentar ganhar um prêmio de 25 mil dólares.
Em depoimento gravado para o público, James não escondeu sua insatisfação com a dinâmica do programa ao qual foi submetido. “Eu estou com muita raiva. Eu investi tudo de mim nesse processo e me sinto traído”, declarou o participante.
James logo compartilhou a informação com Andra Stasko, sua melhor amiga e uma das poucas pessoas que sabia sobre sua sexualidade antes do programa ir ao ar. Assim como o amigo, Andra não escondeu sua insatisfação com o programa e chegou até a chorar, enquanto tentava confortá-lo. “Pra que você veio? Pra ser feito de palhaço em rede nacional?“, disse Andra, aos prantos.

“Boy Meets Boy”.
No final do programa, se James escolhesse um pretendente que era heterossexual, apenas o candidato ganharia a recompensa de 25 mil dólares. No entanto, se ele escolhesse um pretendente gay, James é quem ficaria com o prêmio, além de ganhar uma viagem de férias para a Nova Zelândia com o candidato escolhido. James acabou escolhendo um candidato por quem ele não desenvolveu nenhum sentimento romântico, apenas por ter certeza de que ele era gay, o que faria ambos serem premiados.
Apesar do programa quebrar recordes de audiência, tornando-se o segundo título de maior audiência da Bravo, o programa não ganhou uma segunda temporada devido à rejeição do público, que condenou a dinâmica do programa a qual James foi submetido.
Os seis episódios de “Boy Meets Boy” estão disponíveis no Youtube. O influenciador Caio Barbosa publicou em suas redes sociais um resumo do reality show. Confira abaixo.