5 cenas de adaptações literárias que foram (injustamente) deletadas
Antes de chegar aos cinemas ou a uma plataforma de streaming, um filme passa por um longo processo de edição até chegar ao seu definitivo corte final. Esse processo é ainda mais criterioso quando a produção é inspirada em uma obra literária, pois apesar de contarem a mesma história, as artes do cinema e da literatura possuem meios diferentes e muito particulares de abordarem uma mesma narrativa.
Devido a essas circunstâncias, é comum que diversas produções inspiradas em livros tenham cenas gravadas que, eventualmente, ficam de fora do corte final do filme. Quando os fãs da história têm sorte, algumas dessas cenas acabam sendo disponibilizadas em uma versão estendida do título ou são vazadas ilegalmente nas mídias sociais.
Abaixo, reunimos cinco cenas de adaptações famosas que foram sucesso entre o público infantojuvenil e que, infelizmente, foram deletadas do corte final de suas respectivamentes produções.
O reencontro de Will e Stella
A Cinco Passos de Você
Uma cena que muda o desfecho de “A Cinco Passos de Você” chegou a ser gravada. No trecho, meses se passaram e Will aparece caminhando próximo a um hospital quando vê Stella com uma criança no colo. Ele nota que ela não está mais carregando o cilindro de oxigênio, o que o faz perceber que ela recebeu o transplante de pulmão que aguardava. Os dois trocam olhares, sorriem um para o outro, mas seguem respeitando os cinco passos de distância. Um final muito mais otimista.
ㅤ
A gravidez e o aborto de Candace
As Vantagens de Ser Invisível
Em “As Vantagens de ser Invisível“, Candace, irmã de Charlie, engravida do namorado com quem ela vivencia um relacionamento extremamente abusivo. Decidida a não levar a gravidez adiante, Candance confidencializa a Charlie sobre o filho e decide abortá-lo, contando com a ajuda do irmão durante todo o processo na clínica de aborto. O episódio naturalmente aproxima os dois, que passam a ter um ao outro como porto seguro.
ㅤ
A participação de John Green
A Culpa é das Estrelas
John Green, autor de “A Culpa é das Estrelas“, chegou a fazer uma participação especial em uma das cenas deletadas do filme. No trecho, Hazel está sentada em um aeroporto e uma garotinha se aproxima curiosa sobre a cânula usada pela jovem. Green interpreta o pai dessa criança e tenta repreender a filha, mas Hazel se mostra solícita a responder às dúvidas da menina e deixa que ela experimente o aparelho.
ㅤ
A confissão de Luke
Continência ao Amor
O mais recente entre os títulos da lista, “Continência ao Amor” também teve uma cena deletada de seu corte final. O momento destaca uma cena entre os protagonistas Cassie e Luke, em que o o fuzileiro naval admite à cúmplice que às vezes acha que a relação entre eles vai além do plano que eles criaram para receberem benefícios do governo. Luke insinua que pode estar apaixonado por Cassie e eles quase se beijam, mas a cena termina com uma troca de olhares muito, mas muito sugestiva.
A redenção do Dursley
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1
Em “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1“, uma cena que promovia a redenção de Duda Dursley chegou a ser gravada. No trecho, a família Dursley está prestes a mudar de residência quando Duda pergunta por que Harry não irá se mudar junto com eles. O bruxo afirma que é um “desperdício de espaço”, mas é surpreendido quando o primo, que fez bullying com ele a vida toda, se aproxima e declara: “Eu não acho que você seja um desperdício de espaço“. Harry sorri, indicando um perdão concedido a Duda.