Conheça “O Nevoeiro”, filme de suspense com uma das maiores reviravoltas da história do cinema

Imagem do filme de suspense "O Nevoeiro" mostrando personagens reunidos em um mercado para se proteger da névoa que toma conta da cidade.

Ao longo de quase cinco décadas, diversas obras de Stephen King foram adaptadas para o cinema e televisão. A primeira delas, “Carrie, A Estranha“, que ganhou sequência e remake, foi lançada em 1976, sendo até hoje um dos filmes de horror do século passado mais aclamados pela crítica especializada.

Outro livro do autor que ganhou mais de uma adaptação foi “O Nevoeiro“. A primeira versão, lançada como longa-metragem, chegou aos cinemas em 2007, tendo uma recepção positiva entre os críticos e o público em geral. O final do suspense, no entanto, dividiu muitas opiniões dos espectadores, principalmente após o diretor Frank Darabont ousar e dar um final à história diferente do livro que a originou.

Em suma, a história de “O Nevoeiro” acompanha David (Thomas Janes) e seu filho Billy (Nathan de Gamble), de apenas 8 anos, que se isolam em casa após uma violenta tempestade tomar conta da cidade. Sem saber quando as condições climáticas vão voltar à normalidade, David decide ir com o filho a um mercado local para comprar mantimentos.

Acontece que, após avid e o filho entrarem no estabelecimento, um nevoeiro toma conta da cidade. Uma terceira pessoa entra no mercado afirmando que o nevoeiro traz algo perigoso dentro de si que é capaz de matar qualquer pessoa que tenha contato com ele. Alguns clientes do mercado não dão ouvidos à pessoa e decidem sair do estabelecimento, mas são misteriosamente mortas.

Agora, aprisionados dentro do mercado, as pessoas tentam achar um jeito de saírem de lá com vida, ao mesmo tempo que tentam entender o que há dentro daquele nevoeiro. A situação fica ainda mais delicada quando uma fanática religiosa afirma que um deles precisa ser sacrificado para que o nevoeiro vá embora e os demais saiam de lá com vida.

Assista ao trailer:

Uma segunda adaptação de “O Nevoeiro” foi lançada pela Netflix em formato de série, 2017. Essa versão, no entanto, teve recepção morna da crítica especializada, alcançando apenas 60% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação. O final da primeira temporada é inconclusivo e a série, infelizmente, não foi renovada para um segundo ano.

Além de Janes e Gamble, o elenco de “O Nevoeiro” conta também com Marcia Gay Harden, Laurie Holden, Andre Braugher, Toby Jones, William Sandler, Jeffrey DeMunn, Frances Sternhagen, Alexa Davalos, Chris Owen, Sam Witwer, David Jensen, Melissa McBride, Andy Stahl e Brian Libby.

Liz Glotzer e Frank Darabont são os produtores, enquanto Richard Saperstein, Bob Weinstein e Harvey Weinstein atuam como produtores executivos.

Pôster oficial de “O Nevoeiro”.

Atualmente, “O Nevoeiro” está disponível na Netflix e na Prime Video.