Conheça “Plano de Voo”, suspense sobre uma criança que supostamente desaparece dentro de um avião

Além do medo de estar nas alturas, algumas pessoas temem estar dentro de um avião devido aos imprevisíveis eventos que podem acontecer dentro da aeronave. Por essa razão, diversas produções audiovisuais costumam fazer sucesso ao explorar situações terríveis suscetíveis a ocorrerem durante um voo.

Nos últimos meses, por exemplo, dois filmes que exploram a temática se destacaram nos cinemas. Um deles é o brasileiro “O Sequestro do Voo 375“, aclamado pela mídia do país e inspirado em um caso real da década de 80. O outro destaque é o recém-lançado “Desespero Profundo“, que transita do pânico nas alturas ao terror nas profundezas do oceano.

No entanto, não é de agora que filmes em avião fazem sucesso nas telonas. Em 2005, o longa “Plano de Voo” teve um excelente desempenho comercial nos cinemas, conquistando quase cinco vezes mais o valor de seu orçamento, e é até hoje lembrado como uma das maiores referências para filmes em aeronaves.

A história acompanha Kyle Pratt (Jodie Foster), uma mulher que está devastada emocionalmente devido à recente morte súbita de seu marido, que caiu do telhado do edifício onde mora. Empregada em Berlim, ela decide fazer um translado de corpo para enterrar o companheiro em sua cidade natal, nos Estados Unidos.

Acontece que, durante o voo, Kyle pega no sono e quando acorda entra em pânico após notar que sua filha de 6 anos, Julia, desapareceu. Quando ela relata o sumiço da menina à tripulação, a mulher é informada que não há registro de que ela embarcou com uma criança na aeronave. Além disso, outros passageiros do avião também não se recordam de ter visto Kyle acompanhada de uma criança.

Enquanto tenta provar que embarcou junto de sua filha, Kyle é desacreditada por todos a bordo, que passam a suspeitar que a mulher ficou desequilibrada após a morte do marido. Desesperada, ela precisa convencer à tripulação e aos passageiros de sua sanidade, ao mesmo tempo que precisa convencer a si mesma que não está enlouquecendo.

Assista ao trailer:

O elenco inclui ainda Peter Sarsgaard, Sean Bean, Kate Beahan, Michael Irby, Assaf Cohen, Erika Christensen, Shane Edelman, Marlene Lawston, Haley Ramm e Jana Kolesárová.

A direção é de Robert Schwentke a partir de um roteiro escrito por Peter A. Dowling e Billy Ray. Brian Grazer é o produtor, enquanto Robert DiNozzi, Erica Huggins e Charles J.D. Schlissel atuam como produtores executivos.

Com mais de 170 mil avaliações no IMDb, “Plano de Voo” tem uma média de 6,3 de 10. Em contrapartida, o filme não foi bem recebido pela crítica especializada, alcançando apenas 37% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Pôster oficial de
“Plano de Voo”.

Plano de Voo” está disponível no Star+.