Criador de “Round 6” explica escalação de ator cis para interpretar personagem trans da série
Uma das personagens mais cativantes da da segunda temporada de “Round 6“, Hyun-ju, a jogadora de Número 120, rapidamente conquistou o coração dos fãs da série. Apesar disso, uma controversa em torno da personagem dividiu opiniões nas redes sociais: retratada como uma mulher trans na história, ela foi interpretada por Park Sung-hoon, um ator cis.
Muito se tem discutido nos últimos anos sobre a representatividade de pessoas transgênero em produções do audiovisual. Por essa razão, muitos espectadores da série e aliados da causa LGBTQIA+ criticaram a Netflix por escalar um ator cis para dar vida à personagem em questão na história.
Diante de tamanha repercussão, o criador de “Round 6“, Hwang Don-hyuk, revelou em entrevista ao TV Guide que já imaginava que o público pudesse ter esse tipo de resposta ao arco da personagem. Ele, no entanto, explicou os motivos por trás da escalação de Sung-hoon, famoso por seus papéis nas séries “A Lição” e “Rainha das Lágrimas“.
“Era praticamente impossível encontrar alguém que pudéssemos escalar autenticamente. Quando pesquisamos na Coreia, não existia quase nenhum ator que seja abertamente trans, nem ao menos abertamente gay, pois infelizmente na sociedade coreana atual a comunidade LGBTQIAP+ ainda é marginalizada e negligenciada, o que é de partir o coração“, explicou o criador da série.
Hyun-ju possui um dos monólogos mais interessantes e comoventes de “Round 6“. Em uma cena do quarto episódio, a personagem revela que foi demitida de seu emprego nas Forças Armadas e perdeu todo o apoio de sua família após se declarar uma mulher trans. Na cena, a personagem conta ainda que decidiu participar dos jogos para conseguir dinheiro e pagar sua cirurgia de afirmação de gênero.
O retorno de Park Sung-hoon como Hyun-ju já está confirmado na terceira temporada de “Round 6“, que já está totalmente gravada e deve estrear em junho deste ano.