Surpreendendo até os fãs mais otimistas, “Barbie” estreia com 93% de aprovação da crítica especializada

Imagem do live-action de Barbie, aclamado pela crítica especializada.

O aguardado live-action de “Barbie” estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (20), mas as primeiras críticas do filme começaram a ser divulgadas oficialmente na noite desta terça-feira (18).

Surpreendendo até os fãs mais otimistas, o longa estreou com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes baseado em 41 avaliações até então. O índice deve sofrer variações nos próximos dias à medida que novas críticas forem sendo adicionadas. No entanto, a julgar pelo números atuais, já é seguro dizer que “Barbie” é aclamado pela creítica especializada. Confira abaixo alguns comentários dos críticos.

Independent (UK):
“Barbie é um dos filmes mainstream mais inventivos, imaculadamente elaborados e surpreendentes da memória recente – uma prova do que pode ser alcançado até mesmo nas entranhas mais profundas do capitalismo.”

Chicago Sun-Times:
“Este é um trabalho verdadeiramente original – um dos filmes mais inteligentes, engraçados, doces, perspicazes e simplesmente divertidos do ano.”

indieWire:
“Barbie é um sucesso de bilheteria cuidadosamente elaborado com muito em mente, o tipo de recurso que certamente se beneficiará de exibições repetidas (há tanto para ver, tantas piadas para ouvir) e ainda é puramente divertido mesmo em um único relógio.”

Chuck Load of Comids:
“O último feito cinematográfico de Gerwig é comovente, ousado e inteligente, ao mesmo tempo em que é um dos filmes mais criativos do ano. Este filme não é apenas divertido de assistir: é nítido, espirituoso e captura a realidade da experiência feminina.”

Minneapolis Star Tribune:
“É um filme pensativo e engraçado que se preocupa com o que a Barbie significa para as pessoas e argumenta que a Barbie – como os seres humanos – comete erros, mas é muito boa, de qualquer maneira.”

Detroit News:
“A Barbie não é construída apenas para este momento, ela é construída para durar, assim como a boneca em seu centro. Esta é uma Barbie que você vai querer manter e apreciar por algum tempo.”

Na história do live-action, a Barbie de Margot Robbie vive uma vida perfeita na Barbielândia ao lado de outras representações da boneca e dos mais variadores Ken’s. Certo dia, no entanto, ela começa a ter uma súbita curiosidade sobre a morte e passa a notar algumas mudanças estranhas nas coisas ao seu redor, o que ela acha que está diretamente relacionado a seus questionamentos sobre o fim da vida.

Barbie, então, decide visitar a Barbie Exilada para receber conselhos sobre o que fazer e é orientada a ir ao Mundo Real habitado por humanos para entender melhor sobre as mudanças que tem vivenciado. Na nova realidade, a boneca passa a vivenciar situações ainda mais embaraçosas, como assédio, acusações de crimes e um choque ao perceber que não é tão importante como acreditava ser.

Além de Robbie, o elenco do filme conta também com Ryan Gosling, Simu Liu, Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Nicola Coughlan, Issa Rae, Kate McKinnon, Scott Evans, Sharon Rooney, Emerald Fennell, Alexandra Shipp, Ritu Arya, Michael Cera, Kingsley Ben-Adir, Dua Lipa, Hari Nef, Ana Cruz Kayne, Ariana Greenblatt, America Ferrera, Jamie Demetriou, Connor Swindells, Will Ferrell e Helen Mirren.

O filme tem direção e roteiro de Greta Gerwig. Tom Ackerley, Robbie Brenner, David Heyman e Margot Robbie são os produtores, enquanto Richard Dickson, Toby Emmerich, Ynon Kreiz, Josey McNamara, Julia Pistor, Michael Sharp e Coutenay Valenti atuam como produtores executivos.