Elenco e autora de “Harry Potter” prestam homenagens à Maggie Smith

Daniel Radcliffe, que atuou com Maggie Smith no filme “David Copperfield” e na franquia “Harry Potter”, prestou uma homenagem à atriz, que faleceu nesta sexta-feira (27).

“A primeira vez que conheci Maggie Smith eu tinha 9 anos e estávamos lendo cenas de ‘David Copperfield’, que foi meu primeiro trabalho. Eu não sabia praticamente nada sobre ela, exceto que meus pais ficaram impressionados com o fato de que eu trabalharia com ela”, disse Radcliffe em comunicado.

“A outra coisa que eu sabia sobre ela era que ela era uma dama, então a primeira coisa que perguntei a ela quando nos conhecemos foi: ‘Você gostaria que eu a chamasse de dama?’. Ela riu e disse: ‘Não seja ridículo!’. Lembro-me de ficar nervoso ao conhecê-la, mas ela me deixou imediatamente à vontade. Ela foi incrivelmente gentil comigo naquela filmagem, e então tive a sorte de continuar trabalhando com ela por mais 10 anos nos filmes de Harry Potter”, completou o ator.

Radcliffe não economizou nos elogios à atriz. “Ela era um intelecto feroz, uma língua gloriosamente afiada, podia intimidar e encantar no mesmo instante e era, como todos dirão, extremamente engraçada. Sempre me considerarei incrivelmente sortudo por ter podido trabalhar com ela e por passar tempo com ela no set. A palavra lenda é usada em demasia, mas se [a palavra] se aplica a alguém em nossa indústria, então se aplica a ela. Obrigado, Maggie”.

Bonnie Wright, que viveu Gina Weasley na franquia de fantasia, também homenageou Smith. Através de suas redes sociais, a atriz detalhou seu momento favorito ao lado da atriz.

“Você fará muita falta para a comunidade de Harry Potter. Minha cena favorita com Maggie foi quando estávamos todos aprendendo a dançar para o Baile de Inverno. Ela incorporou aquele equilíbrio perfeito entre atrevimento e carinho que McGonagall tem. Ela manteve os grifinórios em alerta. Minhas mais profundas condolências à família de Maggie neste momento”, escreveu Wright.

Rupert Grint, o Ron Weasley, não postou nenhuma declaração, mas trocou a foto de perfil de suas redes sociais para uma imagem em que aparece sendo beijado por Smith.

A autora dos livros que inspiraram a franquia “Harry Potter“, J.K. Rowling, também fez uma homenagem à atriz.

“De algum modo, eu pensei que ela viveria para sempre. Descanse em paz, Dama Maggie Smith”, escreveu a autora.