Entenda o filme “Estou pensando em acabar com tudo”, sucesso da Netflix

Estreante na Netflix na última sexta-feira (4), “Estou pensando em acabar com tudo”” despertou o interesse dos fãs dos gêneros de suspense e terror desde seu primeiro intrigante trailer. No entanto, quem esperava no filme respostas fáceis para os estranhos acontecimentos do trailer pode ter se decepcionado ao se deparar com uma história extremamente complexa.

Inspirado no livro “I’m Thinking of Ending Things” de Iain Reid e dirigido por Charlie Kaufman, o suspense psicológico da Netflix tem dividido a opinião do público e deixado todo mundo com uma pulga atrás da orelha. Se você, leitor, terminou o filme, ficou sem entender nada e, por isso, ainda não conseguiu formular uma opinião sobre o filme, essa postagem apresentará a você uma das teorias mais aceitas pelos fãs de “Estou pensando em acabar com tudo”.

O casal e a viagem

O filme segue a história de Lucy e Jake, um casal que namora há cerca de 6 semanas e viajam juntos para que Lucy conheça seus sogros, os pais de Jake. Durante a viagem, Lucy pensa em terminar seu namoro por não ter mais certeza sobre o que sente por Jake. Apesar dos pensamentos de Lucy serem compartilhados apenas com o telespectador, nota-se que Jake parece sempre, de algum modo, ler os pensamentos da companheira. No entanto, em nenhum momento fica evidente que isso de fato acontece, e surge daí a primeira dúvida apresentada pelo filme.

À medida que o casal viaja e dialoga sobre cinema, poesia, morte e diversos outros assuntos, cenas paralelas de um zelador em um colégio tomam conta do filme, sem nenhuma explicação aparente.

A casa

Chegando à casa dos pais de Jake, uma série de acontecimentos estranhos se iniciam, como os pais de Jake que demoram muitos minutos até aparecessem para recepcionar o casal, o cachorro da casa que não para de se balançar e Lucy ser alertada sobre um porão que não pode ser aberto. À medida que um jantar bizarro acontece na casa, o zelador na escola volta a aparecer em cenas paralelas, dessa vez assistindo a um filme de romance em seu horário de almoço — mas quem será ele?.

De volta à casa dos pais de Jake, os acontecimentos estranhos continuam. Agora, os pais de Jake envelhecem e rejuvenescem ao longo das cenas. Mais estranho que isso, é o fato de Lucy e Jake não perceberem ou questionarem isso.

Adiante, Lucy se reconhece em uma foto nas paredes da casa, que rapidamente se transforma em uma outra foto, agora de um garoto parecido com Jake.

Minutos depois, o cachorro da casa desaparece, e em uma das cenas é possível observar as cinzas dele guardadas em um pote. Em seguida, ao entrar no porão (o que havia sido proibido por Jake), Lucy nota obras de arte semelhantes às que ela faz trancafiadas no local. Nessa mesma cena, um detalhe chama atenção: as roupas que Lucy encontra na máquina de lavar do porão possuem a mesma logomarca das roupas que o zelador das cenas paralelas usa.

A sequência desses fatos é bizarra, mas apesar de não apresentar nenhuma explicação clara, tem como objetivo mostrar que os personagens da história, sobretudo Jake, Lucy e o zelador, possuem, de alguma forma, uma ligação.

Quem é o zelador?

De saída da casa dos pais e de volta à estrada, Jake faz uma parada próxima à escola onde ele estudou quando mais jovem. Sem o retorno do namorado, Lucy sai à procura dele dentro da escola, e se depara com o zelador que apareceu anteriormente em cenas paralelas durante o filme. Após um diálogo revelador (que mencionaremos adiante), uma cena de dança invade a tela durante 6 minutos.

No fim, o zelador aparece dentro do carro de Jake, recordando de cenas do seu passado. É nesse momento, quando as lembranças do zelador mostram uma briga entre os pais de Jake, que temos a resposta de que o zelador é, na verdade, o próprio Jake.

O fato pode ser explicado pelas roupas do porão na casa dos pais de Jake possuírem a mesma logomarca das roupas do zelador. Além disso, é possível traçar cenas paralelas que mostram que os gostos dos dois personagens são parecidos.

O zelador aparece assistindo a um musical na escola em que trabalha, aparece assistindo a uma comédia romântica durante seu horário de almoço e apresenta nuances de personalidade que Jake demonstra ao longo do filme, em diálogos com a namorada ou durante o jantar com seus pais.

As interpretações

A teoria mais aceita pelos fãs de “Estou pensando em acabar com tudo” é de que as únicas cenas que acontecem no mundo real são as do zelador. Todas as outras cenas são parte da imaginação de Jake, reflexo de seu transtorno de personalidade, que o faz ter várias personalidades vivendo em sua cabeça. Dessa forma, todos os personagens seriam o próprio Jake.

Isso explica o fato de Jake parecer ler os pensamentos de Lucy nas primeiras cenas do filme, quando ela pensa em terminar seu relacionamento com ele. Na cena que Lucy se reconhece em uma das fotos, ela vê a si mesma, e não Jake, porque eles são, na verdade, a mesma pessoa. As pinturas que Lucy encontra no porão e acha parecidas com as suas são, na verdade, pinturas suas, sob a assinatura de Jake, que também é ela.

Lucy não estranhar o envelhecimento e rejuvenescimento repentino dos pais de Jake, assim como não questionar a morte do cachorro Jimmy, é reflexo do fato de ela, os pais de Jake e Jimmy não serem personagens reais, e sim frutos da imaginação de Jake, que não questionaria algo que ele mesmo “criou”.

Mas e a Lucy, ela existe?

A resposta para essa pergunta está no diálogo entre Lucy e o zelador, na cena em que Lucy sai do carro para procurar Jake, que havia ido jogar os recipientes de sorvete numa lata de lixo.

Ao encontrar o zelador, Lucy questiona se ele não viu seu namorado. O zelador pede uma descrição dele, e em um texto confuso, mas revelador, Lucy relata o momento em que ela apareceu na vida de Jake, revelando que sequer chegou a conversar com ele.

“Nós nem conversamos, essa é a verdade. Nem sei se eu o registrei. Tinha muita gente. Eu estava lá com minha amiga, fomos comemorar nosso aniversário, paramos para tomar um drinque e um cara ficou olhando para mim”.

Ou seja, Jake encontrou Lucy em um bar em alguma noite de sua vida. Ele a encarou, mas não teve coragem de ir até ela. A imagem de Lucy ficou guardada na memória de Jake, que acabou assumindo a personalidade dela e criando histórias em sua cabeça.

Mas por que Lucy ganha vários nomes e diferentes histórias?

Além de fantasiar um futuro utópico, que ele gostaria de ter vivido, a imaginação de Jake reflete também o passado do personagem.

Em Lucy, que em outros momentos ele nomeia de Lúcia e Louisa, Jake projeta amores passados que ele já teve, dando diferentes profissões e criando diferentes situações sobre onde eles se conheceram.

Estou pensando em acabar com tudo” é um filme sobre uma vítima do transtorno de personalidade que, talvez por isso, tenha sido um sujeito agressivo e violento durante toda vida, o que refletiu na perda de tantos amores.

E por ter passado a vida assim, em uma luta constante contra esse transtorno, Jake está solitário em sua velhice, sem amigos ou família, tendo apenas sua imaginação e suas várias personalidades para fantasiar o que ele viveu ou o que ele gostaria de ter vivido.

Todas as informações nessa publicação foram baseadas em informações do livro que originou “Estou pensando em acabar com tudo“, de opinião de leitores e fãs da história e de uma matéria especial publicada pelo site Pipocas Club.