Erik Menendez critica Ryan Murphy e nova série da Netflix: “Retrato desonesto”
O Erik Menendez da vida real opinou sobre a série de Ryan Murphy, “Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais“, que estreou na plataforma de streaming na última quinta-feira (19).
Em um comunicado postado na conta de sua esposa Tammi Menendez, Erik disse que a série dramática perpetuou “representações de personagens nocivos” para ele e seu irmão, Lyle Menendez.
Para Erik, a série revive narrativas “desonestas” sobre suas vidas e deturpa o trauma masculino de abuso sexual. Ele afirmou ainda que ficou triste com o que considera um retrocesso na compreensão dos traumas infantis, condenando a série por perpetuar mentiras e calúnias prejudiciais. Ele terminou sua declaração agradecendo àqueles que o apoiaram e apela para que a verdade prevaleça.
Confira abaixo a declaração completa de Erik:
“Eu acreditava que tínhamos superado as mentiras e as representações nocivas do personagem Lyle, mas foi criada uma caricatura de Lyle enraizada em mentiras horríveis e descaradas que se espalham pela série. Só posso acreditar que eles fizeram isso de propósito. É com pesar que digo: acredito que Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos de nossas vidas para fazer isso sem má intenção”.
“É triste para mim saber que o retrato desonesto da Netflix das tragédias que cercam o nosso crime fez com que as verdades dolorosas retrocedessem vários passos – de volta no tempo, a uma época em que a acusação construía uma narrativa sobre um sistema de crenças de que os homens não eram abusados sexualmente, e que os homens vivenciaram o trauma de estupro de maneira diferente das mulheres. Essas mentiras terríveis foram contestadas e expostas por inúmeras vítimas corajosas ao longo das últimas duas décadas, que superaram a sua vergonha pessoal e falaram corajosamente. Então, agora, Murphy molda sua narrativa horrível por meio de representações vis e terríveis dos personagens de Lyle e do meu”.
“A verdade não é suficiente? Deixe a verdade permanecer como a verdade. É muito desmoralizante saber que um homem com poder pode minar décadas de progresso no esclarecimento de traumas infantis. A violência nunca é uma resposta, nunca é uma solução e é sempre trágica. Como tal, espero que nunca se esqueça que a violência contra uma criança cria uma centena de cenas de crimes horríveis e silenciosas, sombreadas por brilho e glamour e raramente expostas até que a tragédia penetre em todos os envolvidos. A todos aqueles que me contactaram e apoiaram, obrigado do fundo do meu coração”.
Atualmente, Erik e Lyle Menendez cumprem pena de prisão perpétua no Centro Correcional RJ Donovan em San Diego, Califórnia.
A série da Netflix conta a história dos dois irmãos, que foram condenados após assassinarem os próprios pais em 1989. Na época, a promotoria alegou que os dois queriam herdar a fortuna da família. Os irmãos, no entanto, continuam afirmando até hoje que os assassinatos foram cometidos mediante ao medo que eles sentiam depois de passarem a vida toda sofrendo uma série de abusos.
“Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais” está disponível na Netflix.