Final do filme “Uma Prova de Amor” é completamente diferente do final do livro que o inspirou
Todos os anos, diversas adaptações de obras literárias são lançadas no cinema e na televisão. É comum que muitas delas modifiquem detalhes da história original, o que pode de fato beneficiar a adaptação, que exclui cenas que não agregam em nada na narrativa principal.
No entanto, muitas vezes essas modificações irritam não só os leitores, como também os escritores do livro, que não aprovam as mudanças frente ao material original. Esse é o caso do final de “Uma Prova de Amor“, filme que adapta o livro “A Guardião de Minha Irmã” de Jodi Picoult e teve seu desfecho modificado pelo diretor Nick Cassavetes.
Em “Uma Prova de Amor“, Sara e Brian são informados que Kate, sua única filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere que o casal tente um procedimento médico ortodoxo e gere um filho de proveta que seja um doador compatível para Kate. Dispostos a tudo para salvarem a filha, eles aceitam a proposta.
Assim nasce Anna, que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Durante anos, a caçula passa por uma série de transplantes a fim de manter a irmã mais velha viva. No entanto, ao atingir 11 anos, Anna se mostra cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida e decide enfrentar os pais na justiça por emancipação médica, a fim de ter o direito de decidir o que fazer com seu próprio corpo.
As próximas linhas do artigo contêm spoilers de “Uma Prova de Amor“.
As cenas finais da história revelam que na verdade foi Kate quem pediu para Anna lutar por emancipação médica. Após ser diagnosticada com falência renal e descobrir que o transplante de um rim poderia não ser suficiente para mantê-la viva, Kate aceita sua morte e compartilha sua decisão com Anna. A enferma, então, arma um plano para conseguir que os pais parem de buscar formas de salvá-la e a deixem partir. Após uma cena reveladora e angustiante no tribunal, Kate é submetida a uma cirurgia e finalmente parte em paz.
O desfecho do livro que originou o filme, no entanto, é bem diferente. Após descobrir que Anna só interrompeu os tratamentos por vontade da própria Kate, um juiz emancipa a caçula de seus pais, permitindo que a escolha de realizar os procedimentos médicos seja dela. Pouco depois disso, no entanto, Anna é atropelada por um caminhão e tem morte cerebral. Por pura coincidência, seu pai, que atua como bombeiro, é o primeiro a aparecer no local. Anna, então, é levada para um hospital e seu rim é doado para Kate, que acaba sobrevivendo e vencendo o câncer.
Em abril de 2023, Picoult comentou pela primeira vez sobre as mudanças no final do filme. “O diretor, que também é o escritor do roteiro, me disse que iria manter o final”, revelou ela no Tik Tok. “Daí, descobri através de um diretor de elenco que ele realmente havia mudado o final do roteiro que me mostrou”, completou, acrescentando o quanto ficou chateada com a descoberta.
Segundo a autora do livro, ela chegou a fazer uma viagem de avião para conversar com o diretor sobre essa mudança, “mas ele praticamente a expulsou do set de gravações”. Em seguida, ela tentou contato a produtora e afirmou que eles estariam cometendo um grande erro adotando aquelas mudanças, pois muitos de seus leitores adoraram o final do livro. Porém, segundo Picoult, a produtora confiou no diretor e a ignorou completamente. Por fim, ela ainda agradeceu aos fãs que se recusaram a ver o longa.
Erin Strecker, jornalista do Entertainment Weekly, também detonou o final escolhido por Cassavetes. “Entendo que pode ser tentador querer fazer uma versão cinematográfica de uma história “sua” e não querer apenas copiar o livro, mas os estúdios precisam perceber que não estão sendo criativos, estão apenas irritando seus clientes mais ansiosos. Aprenda com o desastre de ‘Uma Prova de Amor’. Em casos de grandes finais, atenha-se ao maldito livro”, escreveu ele em uma análise crítica do filme.
Apesar do sucesso entre o público, o filme não agradou a crítica especializada quando foi lançado, conquistando apenas 47% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação.
O elenco do longa inclui Sofia Vassilieva, Abigail Breslin, Cameron Diaz, Alec Baldwin, Evan Ellingson, Thomas Dekker e Matthew Barry.
“Uma Prova de Amor” está disponível na Prime Video.