“Meu Amigo Pinguim”, filme inspirado em comovente história de pescador brasileiro, ganha trailer

Cenas do filme "Meu Amigo Pinguim", inspirado em história de pescador brasileiro.

A Paris Filmes divulgou, nesta quarta-feira (13), o trailer legendado de “Meu Amigo Pinguim“, filme norte-americano inspirado em uma comovente história brasileira.

A trama gira em torno de um pequeno pinguim perdido, que após ser resgatado de um derramento de óleo no mar, transforma a vida e a alma de João (Jean Reno), o pescador que o resgatou. Apelidado de Dindim, o animal rapidamente se torna parte da família.

O pescador e o pinguim tornam-se amigos improváveis e inseparáveis, tão unidos que nem mesmo o vasto oceano consegue separá-los. Essa união fica evidente quando mesmo após ir embora por questões de sobrevivência, Dindim retorna à casa do pescador para visitá-lo.

Assista ao trailer:

A históra real

O filme é inspirado na história de João Pereira de Souza, um pescador brasileiro de 79 anos que encontrou um pinguim coberto de óleo na Praia de Provetá, em Angra dos Reis, em junho de 2011. O pescador levou o pinguim até sua casa e cuidou do animal durante 11 meses.

Após esse período, Dindin estava pronto para voltar ao mar. Apesar de ter ficado com o coração partido, João entendeu que seu amigo precisava voltar ao seu habitat natural. A despedida, no entanto, não foi para sempre. O pinguim memorizou o endereço do pescador e quatro meses após a despedida, retornou para visitar o velho amigo.

As visitas aconteciam anualmente, sempre após o periodo de reprodução do pinguim. No entanto, em 2017, após mais uma de suas visitas, Dindin entrou no mar e infelizmente não retornou mais para a casa do amigo.

Em 2022, Seu João foi surpreendido com a visita de um pinguim, que o seguiu até sua casa. A plumagem do animal era parecida com a de Dindim, mas o pescador e outras pessoas que conviveram com a primeira ave começaram a desconfiar que não se tratavam do mesmo pinguim. A confirmação veio poucos dias depois, quando uma equipe do Ibama confirmou que o novo visitante era um dos animais reabilitados por funcionários do órgão e que havia sido liberado no mar recentemente.

Em um vídeo publicado dois anos atrás, Seu João apareceu emocionado falando sobre o amigo. “Já rodei esta praia todinha te procurando e não te encontro. Estou esperando você toda hora, quero que você apareça e venha aqui para eu brincar com você. Estou com muita saudade de você, mas como você não vem, fico com meus amigos aqui. Mas um dia você vai vir”, disse o pescador.

O elenco de “Meu Amigo Pinguim” inclui ainda Adriana Barraza, Rochi Hernández, Nicolás Francella, Alexia Moyano, Ellen Camp, Pedro Caetano, Thalma de Freitas, Juan José Garnica e Wilson Rabelo.

A direção é de David Schurmann a partir de um roteiro escrito por Kristen Lazarian e Paulina Lagudi Ulrich. A lista de produtores inclui Shaked Berenson, Patrick Ewald, Robin Jonas, Nicolas Veinberg, Steven P. Wegner e Andreas Wentz, enquanto João Roni atua como produtor executivo.

Pôster oficial de “Meu Amigo Pinguim”.

Meu Amigo Pinguim” estreia dia 5 de setembro nos cinemas brasileiros.