As principais mudanças do filme “Uma Ideia de Você” em relação ao livro
“Uma Ideia de Você” estreou há menos de duas semanas na Prime Video, mas já se consolida como uma das produções originais do serviço de streaming que mais fez sucesso este ano. Na semana de estreia, o filme foi o título mais assistido na plataforma em 102 países, de acordo com o FixPatrol.
Além do sucesso entre o público, a comédia romântica também foi bem recebida pela crítica especializada, alcançando 84% de aprovação no Rotten Tomatoes. Os avaliadores destacaram as performances dos protagonistas, Anne Hathaway e Nicholas Gatlizine, como um dos pontos altos da produção.
Baseado no romance homônimo de Robinne Lee, o filme pode ter suas raízes no livro, mas as muitas mudanças do longa-metragem tornam sua história única. Por essa razão, destacamos aqui os sete principais ajustes feitos pelos roteiristas, que tinham como objetivo tornar a história mais compreensível e envolvente para o grande público.
ㅤ
A idade do Hayes
Solène (Anne Hathaway) tem 39 anos tanto no livro quanto no filme, com a produção da Prime Video destacando a festa de 40 anos da personagem como um evento onde homens tentam, sem sucesso, conquistá-la. Ainda que relacionamentos com diferenças de idade tenham se tornado cada vez mais comuns, o fato de Hayes (Nicholas Galitzine) ter 24 anos era uma grande forte de discórdia na trama.
No entanto, esses conflitos ficam ainda mais evidenciados no livro, já que na história original Hayes tem apenas 20 anos. O fato dele ter exatamente metade de sua idade faz com que Solène fique ainda mais hesitante no romance escrito por Lee. Envelhecer Hayes alguns anos para o filme foi, de certa forma, a decisão certa, já que o público conseguiu abraçar o relacionamento com mais facilidade, o que poderia não ter acontecido se a diferença de idade fosse tão expressiva quanto no livro.
ㅤ
O primeiro encontro
Enquanto no filme Solène e Hayes se encontram pela primeira vez nos bastidores do Coachella, o maior festival de música do mundo, no livro o primeiro encontro do casal acontece durante um show em Las Vegas. De fato, Coachella é um cenário mais relevante para o público moderno, e devido aos ajustes na idade de alguns personagens, incluindo a filha da protagonista, faz sentido que o evento tenha sido o cenário escolhido para as primeiras cenas do longa-metragem.
As cenas íntimas
Os momentos íntimos entre Solène e Hayes no filme apresentam muito menos detalhes do que as cenas narradas nos livros. De fato, é comum que os autores sejam mais detalhistas devido à natureza da escrita, mas ainda assim, o filme é muito menos gráfico do que ele poderia ser.
Acontece que o tema mais importante do livro é que Solène está reivindicando e recapturando sua sexualidade depois de anos sentindo que não era mais desejável, então Lee buscou ser o mais descritiva possível para enfatizar o desejo e o prazer de Solène pela intimidade física. Embora o filme ainda aborde isso, ele está mais preocupado com o romance entre os dois e as consequências desse relacionamento.
A traição de Daniel
Em uma das cenas mais emocionantes do filme, Solène compartilha com Hayes sobre sua resistência em se envolver afetivamente com alguém. Um dos motivos destacados pela personagem é uma traição do ex-marido, Daniel (Reid Scott), que teria se relacionado com uma colega de trabalho mais jovem e, posteriormente, largado Solène para viver com essa nova mulher. No livro, por sua vez, sua resistência em se comprometer com Hayes vem do fato dela ser mais velha e dos impactos que isso terá na vida de Izzy (Ella Rubin).
Transformar Daniel nesse grande vilão alimentou questões significativas na história. O fato dele ter traído Solène com uma mulher mais jovem permite traçar um paralelo entre as vidas do ex-casal. A atração mútua dos dois por pessoas mais jovens permitiu ainda que o filme se desvinculasse de outros esteriótipos e promovesse uma reflexão sobre a disparidade de julgamentos para homens e mulheres que exercessem uma mesma função ou adotam um mesmo comportamento.
ㅤ
A idade da Izzy
Assim como a de Hayes, a idade da filha de Solène também sofreu uma alteração nas telinhas. Enquanto no filme a personagem tem 16 anos, no livro ela tem apenas 12 e está na pré-adolescência. Envelhecê-la na adaptação permitiu um relacionamento mais profundo entre mãe e filha, além de desvincular a jovem da obsessão que ela ainda tem pela banda August Moon nos livros, o que deixava Solène ainda mais apreensiva em se relacionar com alguém que Izzy ainda tem em um pedestal.
O integrante favorito
Para amortecer ainda mais qualquer reação negativa, o filme buscou evidenciar que o membro favorito de August Moon de Izzy era Rory (Dakota Adan). No livro, no entanto, Hayes era descrito como o integrante favorito da jovem, o que tornava o conflito entre mãe e filha ainda mais delicado nos escritos originais. A mudança foi pra favorecer a torcida dos espectadores pelo casal protagonista.
“Havia esse elemento de ‘Você está me traindo, você está traindo sua melhor amiga, você está traindo seu ente querido mais próximo ao ter um caso com… aquele que eu amo’. Isso adicionou uma camada de escândalo que é realmente intrigante e interessante. Mas parecia que o que estávamos tentando fazer tornava um pouco mais difícil torcer por Solène e Hayes“, disse Michael Showalter, diretor e roteirista, ao IndieWire.
O final
Enquanto no filme um salto temporal de cinco anos permite um reencontro entre Solène e Hayes, no livro, a separação do casal é permanente e os dois nunca mais voltam a ficar juntos. Embora este não seja o final feliz que os leitores de romances normalmente esperam, ele se alinhou mais intimamente com a personagem de Solène escrita por Lee e consolidou seu compromisso com Izzy e em ser uma boa mãe.
“Ele me ligava. No começo, ligava todos os dias. Várias vezes ao dia. Mas eu nunca atendia. E mandava mensagens. Com frequência a princípio, depois começaram a rarear. Isso se estendeu por meses. Mensagens que me deixavam completamente paralisada. E às quais eu jamais respondia. Porque eu tinha feito uma escolha. Até que, um dia, elas pararam de chegar. Muito, muito antes de eu ter parado de amá-lo”, diz Solène nos trechos finais do livro.
Até mesmo Lee cogitou a possibilidade de um desfecho mais otimista para o casal do livro. “Logo depois de terminar de escrevê-lo, comecei a escrever notas para o que poderia ser uma sequência, principalmente porque não conseguia tirá-los da cabeça. De vez em quando, sinto isso com muita força, sento-me e escrevo uma cena ou duas, e tenho um arquivo que está ficando cada vez mais longo. Eu não os matei por um motivo”, disse a autora à Vogue.
“Uma Ideia de Você” está disponível na Prime Video.