Nova adaptação de “Um Dia” é aclamada e supera índice de aprovação do filme original

A minissérie “Um Dia“, inspirada no livro homônimo de David Nicholls, estreou nesta quinta-feira (8) na Netflix. Surpreendentemente, a produção está sendo aclamada pela crítica especializada, alcançando 95% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação.

O índice é muito superior ao alcançado pela primeira adaptação do livro. Protagonizado por Anne Hathaway e Jim Stugess, o filme lançado em 2011 não foi bem recebido pela crítica especializada, conquistando míseros 35% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O consenso crítico do site para a nova adaptação, por sua vez, destaca: “Narrando a passagem do tempo com uma varredura bem observada, ‘Um Dia’ é alternadamente vertiginoso e sombrio, mas sempre desmaiadamente romântico”.

Confira abaixo os comentários feitos pelos críticos.

Variety:
“Embora haja momentos de romance, o show não é um conto de fadas. Em vez disso, apresenta a experiência de estar vivo exatamente pelo que é, com toda a magia e ansiedade que a acompanham.”

USA Today:
“Há um conforto aconchegante nesta série, mas não é um filme Hallmark: é muito mais parecido com a vida real.”

Times (UK):
“O que mais gosto nesta série primorosamente avaliada, além das duas atuações principais e de um elenco de apoio que inclui Tim McInnerny, Amber Grappy e Eleanor Tomlinson, é a narrativa leve.”

Financial Times:
“Um Dia tem poucas novidades a dizer sobre amor e comunicação, mas o que a sustenta ao longo de 14 episódios é o intenso e irresistível senso de destino que se desenvolve ao longo da série.”

Vanity Fair:
“A conversa é credível, apresentada na linguagem de pessoas reais dessa idade. As coisas mais pesadas são habilmente tratadas, com compaixão e eufemismo. One Day é uma série graciosa, tonta e com olhos claros ao mesmo tempo.”

Pôster da minissérie
“Um Dia”, da Netflix.

A história de “Um Dia” acompanha Emma e Dexter, que se conhecem por acaso após a formatura na universidade, no dia 15 de julho. Eles sabem que, no dia seguinte, deverão trilhar caminhos diferentes, mas depois de apenas um dia juntos, eles não conseguem parar de pensar um no outro.

Apesar da distância, ao longo de 20 anos, suas vidas se veem entrelaçadas de diferentes maneiras. Enquanto Emma enfrenta dificuldades para ser bem sucedida na carreira, Dexter consegue sucesso fácil, tanto no âmbito profissional quanto no amoroso. No entanto, mesmo passando por diversas pessoas, os dois continuam, de alguma forma, secretamente apaixonados um pelo outro.

Assim como no livro, os flashes do relacionamento de Emma e Dexter são narrados, uma vez por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Com disputas, brigas, esperanças, oportunidades perdidas, risos e muitas lágrimas, o verdadeiro significado desse dia vai ficando, a cada ano que passa, cada vez mais claro.

A minissérie é protagonizada por Ambika Mod e Leo Woodall. O elenco conta ainda com Amber Grappy, Brendan Quinn, Johny Weldon, Tim McInnerny, Eleanor Tomlinson, Essie Davis, Adam Loxley, John Macmillan e Mark Rowley.

Com 14 episódios no total, “Um Dia” está disponível na Netflix.