“O Caso Asunta”, nova minissérie da Netflix, estreia diretamente no Top 3 da plataforma de streaming
Inspirada em um caso real, a minissérie “O Caso Asunta” estreou no último final de semana na Netflix. A produção rapidamente se popularizou no serviço de streaming, sendo atualmente a segunda série mais assistida na plataforma, atrás apenas da aclamada “Bebê Rena“.
A história se inicia no dia 21 de setembro de 2013, quando Rosario Porto e Alfonso Basterra dão queixa do desaparecimento da filha adotiva, Asunta, de apenas 12 anos. O corpo da criança é encontrado horas depois em uma estrada de Santiago de Compostela.
À medida que as investigações avançam, Rosario e Alfonso são apontados como possíveis autores do crime, uma notícia que abala toda a Espanha. Afinal, o que levaria os pais a acabarem com a vida da própria filha? Eles, de fato, são culpados?
Assista ao trailer:
O caso real
Asunta Basterra Porto era uma menina de origem chinesa que foi adotada por Rosario Porto e Alfonso Basterra com apenas um ano de idade. Mais de uma década depois, aos 12 anos de idade, Asunta é encontrada morta com sinais de violência e envenamento por um medicamento tranquilizante, em uma estrada rural na Galícia, Espanha.
As investigações iniciais apontaram os pais de Asunta como os principais suspeitos do crime. Isso porque provas circunstanciais indicaram a presença do medicamento tranquilizante no carro de Rosario, produto que teria sido comprado por Alfonso, de acordo com registros de compras. Apesar dessas evidências, eles negaram qualquer envolvimento na morte da filha.
Pouco mais de dois anos depois, em novembro de 2015, os pais de Asunta foram condenados a 18 anos de prisão por um delito de assassinato com o agravante de parentesco. O caso, no entanto, ainda gera muitas dúvidas e especulações, visto que a investigação foi bastante complexa e marcada por algumas controvérsias.
O motivo do crime nunca foi completamente esclarecido e, desde o início do julgamento, Rosario e Alfonso continuam a negar o envolvimento na morte da filha.
Atualmente, a minissérie conta com uma nota 7,1 de 10 no IMDb, plataforma em que usuários podem avaliar filmes e séries.
O elenco da produção inclui Candela Peña, Tristán Ulloa, Javier Gutiérrez, Raúl Arévalo, María León, Francesc Orella, Alicia Borrachero e Ricardo de Barreiro.
Com seis episódios, “O Caso Asunta” está disponível na Netflix.