O que acontece com Suzane no final de “Tremembé”? Entenda as teorias

Apesar de ser baseada em figuras reais que cometeram crimes bárbaros, “Tremembé” surpreendeu o público ao dar um desfecho inesperado para Suzane von Richthofen, na série interpretada por Marina Ruy Barbosa.
Atenção! O texto a seguir contém spoilers do final de “Tremembé“.
A produção da Prime Video termina com Suzane sendo atacada por outra detenta e desmaiando, enquanto sangue se espalha pelo chão do presídio. Os créditos sobem e não há uma confirmação do que aconteceu com a personagem.
A cena obviamente intrigou os espectadores de “Tremembé“, já que Suzane não morreu na vida real e, atualmente, cumpre sua pena fora do “presídio dos famosos”. As dúvidas a respeito da cena provocaram a criação de uma série de teorias sobre o desfecho da produção, e reunimos aqui as melhores especulações.
1. O gancho para uma 2ª temporada
“Tremembé” sempre foi anunciada como uma série, e não uma minissérie limitada a uma única temporada. Isso pode ser um indicativo de que a produção sempre foi pensada para ter múltiplas temporadas, ainda que um novo ano não tenha sido oficialmente confirmado.
Ao deixar o final de Suzane em aberto, a série abre margem para que a história da detenta, assim como a de outros presidiários que também foram destaque na primeira temporada, continue sendo explorada. A Prime Video, por sua vez, ainda não se manifestou sobre o assunto.
2. Lembrete de que a série é uma ficção
Ainda que “Tremembé” seja inspirada em criminosos reais e se baseie nos livros do jornalista Ullisses Campbell, ela continua sendo uma obra de ficção. A morte de uma personagem que, na vida real, continua viva, talvez funcione como um lembrete de que nem todas as narrativas inseridas na história são 100% verdadeiras.
E não, isso não é uma tentativa da série se auto descredibilizar. É apenas uma preocupação em se reconhecer dentro do gênero e não ser pretensiosa a ponto de precisar se provar o tempo todo. Há alguns dias, por exemplo, Cristian Cravinhos veio a público desmentir algumas informações relatadas a seu respeito na produção. Quando a série se reconhece como obra de ficção, não há espaço para críticas desse tipo. Nesse sentido, matar Suzane se torna um ótimo lembrete de que “Tremembé” é mais uma dessas obras.

3. Ullisses não gosta de Suzane
Além de ser autor dos livros que inspiraram “Tremembé“, Ullisses atua ainda como roteirista da série. Nas redes sociais, internautas teorizaram que matar Suzane pode ter sido escolha do próprio escritor — por não gostar da ex-detenta, que já o processou em diversas ocasiões.
No caso mais recente, Suzane pedia indenização por danos morais após ter sido chamada de “ilustre psicopata” em publicações de Ullisses. Noutra ação anterior, a ex-detenta teria tentado impedir a publicação do livro “Suzane: Assassina e Manipuladora“, mas não obteve sucesso e perdeu essa e todas as outras ações movidas contra o jornalista.
Para alguns espectadores de “Tremembé“, dar um final trágico à Suzane pode ter sido uma escolha nada menos que sugestiva de Ullisses. Uma teoria um tanto quanto curiosa, diga-se de passagem.
4. O ataque à Suzane realmente aconteceu
Uma teoria menos popular, mas ainda a ser considerada, é a de que Suzane realmente sofreu um ataque como o destacado na série — mas que não chegou a se tornar de conhecimento público. Caso essa teoria se prove verídica em algum momento, isso também dá espaço para que a primeira teoria se concretize e “Tremembé” ganhe uma segunda temporada partindo deste ocorrido.







