A relação conflituosa, mas cheia de amor e preocupação, de Ângela e Gisele em “Bom Dia, Verônica”

A segunda temporada de “Bom Dia, Verônica” estreou há quase duas semanas na Netflix, mas a série continua entre as cinco mais assistidas do serviço de streaming atualmente, figurando na quarta posição. A nova leva de episódios foi elogiada pelo público, que destaca as performances do elenco protagonista como um dos pontos altos da série.
Uma das atuações que mais chamou atenção foi a de Camila Márdila, que dá vida à Gisele na produção. Ao longo da temporada, o público descobre que a personagem é casada com o próprio pai, Matias (Reynaldo Gianecchini), que abusou dela anos atrás e, posteriormente, casou-se com ela para construir uma nova família. Juntos, pai e filha tiveram Ângela (Klara Castanho).
Essas circunstâncias refletiram diretamente na relação de Gisele com sua filha, a quem ela aparentemente rejeita desde que Ângela era criança. Em um diálogo emocionante com Verônica (Tainá Muller) no último episódio da temporada, fica ainda mais explícito o porquê dessa repulsa, que já havia sido justificada pela questão do abuso.
“Quando eu engravidei, eu rezei tanto pra ser um menino. Eu achei que, se eu fosse uma esposa perfeita, se eu ajudasse na igreja, se eu fizesse tudo certo, ele ia mudar. Mas o jeito que ele olhava pra ela… ele queria ela, não eu. Por que ela tinha que crescer?”, diz Gisele, aos prantos, durante diálogo com Verônica na clínica psiquiátrica onde foi internada pelo marido/pai.
Apesar disso, fica implícito desde o primeiro episódio da série a preocupação que Gisele tinha com Ângela e como ela fazia o possível para evitar que sua filha se tornasse mais uma vítima de Matias, assim como ela foi no passado. Abaixo, uma análise sobre algumas cenas que refletiram essas preocupação e empatia da personagem.
Na primeira cena da família Cordeiro, Gisele se mostra incomodada ao ver Ângela fazendo a barba de Matias. Ela toma a frente e diz que ela vai continuar com o procedimento e pede para a filha terminar de se arrumar para mais um culto na igressa. Aqui, a mãe deixa implícito em como ela não quer que o passado se repita a ponto de Matias começar a enxergar sua filha como sua futura esposa, como a ela aconteceu.
Posteriormente, na mesma cena, Ângela pede para passar um batom escuro. Gisele nega, afirmando que o produto não combina com a filha. Aqui, a mãe tenta distanciar a adolescente da figura de uma mulher, a fim de evitar que Matias enxergue Ângela com outras intenções

Reprodução: Netflix.
Essa necessidade de infantilizar Ângela aparece em mais uma cena do primeiro episódio, quando Gisele afirma que um dos vestidos de Ângela está muito curto, o que não procede, e realiza um ajuste para aumentar o comprimento da peça.

Reprodução: Netflix.
No quinto episódio, quando Carol, amiga de Ângela, visita a casa da família para receber a cura, quem lhe apresenta a casa é Gisele. Anteriormente, quando foi a vez de Verônica visitar a residência, Matias havia pedido para que Ângela fizesse o gesto de cordialidade, como uma preparação para que ela assumisse o papel de sua esposa futuramente. Percebendo isso, Gisele tomou à frente novamente e apresentou a casa à Carol, em mais uma tentativa de desvincular Ângela da função de companheira do pastor.

Reprodução: Netflix.
Em um dos momentos mais emblemáticos da temporada, Gisele fica desesperada ao ver Ângela comendo botões e bijuterias. Ela corre até à filha e faz com que a adolescente cuspa os objetos não comestíveis, abraçando a criança logo em seguida e não contendo as lágrimas. Nessa passagem, fica claro que, apesar de toda a repulsa que ela criou pela filha, fruto de um abuso, ela se preocupa demasiadamente com a jovem e quer protegê-la de todo o mal.

Reprodução: Netflix.
Nas cenas finais da temporada, o amor de Gisele pela filha fica ainda mais evidente. Em conversa com a titular da Delegacia da Mulher, ela deixa claro que Ângela é sua maior preocupação no momento. “Eu denuncio o Matias e todos os crimes dele. Eu só preciso da minha Ângela, de volta. Salva a minha filha, por favor”, diz a mulher de Matias.
É comum que mulheres que engravidaram após serem vítimas de um abuso sexual não criem uma relação de afeto com a criança, pois essa figura é fruto de um episódio traumático e responsável por fazê-la lembrar da atordoante cena. No entanto, ao perceber que Ângela estava prestes a viver tudo que ela viveu durante anos, Gisele conseguiu transformar sua repulsa por Ângela em preocupação e empatia, deixando evidente que ela ama a criança apesar das circunstâncias e que sua maior vontade agora era garantir o bem-estar da filha.
As duas primeiras temporadas de “Bom Dia, Verônica” estão disponíveis na Netflix.