Suposta rivalidade entre as cantoras Billie Eilish e Taylor Swift toma conta das redes sociais
Quem é fã da Taylor Swift ou da Billie Eilish, ou pelo menos é um admirador da música pop, provavelmente se deparou com notícias sobre uma suposta rivalidade entre as cantoras que estaria se intensificando nestes últimos dias.
Para entender como tudo começou, é preciso voltar no tempo para março deste ano, quando Billie forneceu uma entrevista à Billboard. Na época, a cantora usou sua voz para conscientizar pessoas sobre o meio ambiente e criticou artistas que comercializam versões variadas de um mesmo disco.
“É um desperdício tão grande e é irritante para mim que ainda estejamos em um ponto em que nos preocupamos tanto com os números e em ganhar dinheiro”, disse a cantora. “Vivemos em uma época em que, por algum motivo, é muito importante para alguns artistas fazer todos os tipos de vinis e embalagens diferentes, o que aumenta as vendas e os números e lhes dá mais dinheiro […] Alguns dos maiores artistas do mundo fazem 40 pacotes de vinil diferentes que têm uma coisa única e diferente só para que você continue comprando mais“, continuou.
Apesar de Billie não citar nomes, diversos internautas sugeriram que o comentário da cantora foi uma indireta para Taylor, que costuma lançar versões variadas de seus discos com capas alternativas e, algumas das vezes, músicas inéditas em cada uma das versões. Os rumores foram suficientes para provocar a ira dos fãs da loirinha, que repudiaram as falas da intérprete de “Happier Than Ever” em postagens nas redes sociais.
Bom, o assunto não repercutiu por muito mais tempo, mas voltou à tona nesta semana, após Billie lançar seu terceiro álbum de estúdio, o aclamado “Hit Me Hard and Soft“. Apesar do lançamento do projeto ser massivamente aguardado por seus fãs e ouvintes da música pop no geral, a cantora teria que enfrentar uma difícil batalha contra uma grande artista para conseguir estrear seu álbum em primeiro lugar na Billboard 200, principal parada musical de álbuns norte-americana. Ela mesma, a inalcançável Taylor, que lançou no mês passado seu 11° álbum de estúdio, o “The Tortured Poets Department“.
Após previsões confirmarem que a disputa pelo primeiro lugar estava acirrada entre as cantoras, Taylor se movimentou e lançou três versões digitais de seu novo projeto, com voice memos de três faixas do disco, “Who’s Afraid Of Little Old Me?”, “Cassandra” e “The Black Dog”.
E não parou por aí. A norte-americana lançou também um remix para a faixa “Fortnight”, parceria com Post Malone, produzido por BLOND:ISH, ativista ambiental que possui uma organização dedicada a remover plástico de uso único da indústria da música.
A escolha da artista e ativista ambiental como colaboração para a música de Taylor foi, para os fãs de Billie, bastante sugestiva, em virtude das circunstâncias que motivaram o início de toda essa confusão.
Além disso, os fãs da intérprete de “Chihiro” afirmam que é desnecessário Taylor cravar uma batalha pelo primeiro lugar, visto que ela já está há quatro semanas consecutivas no topo da parada de álbuns norte-americana.
O His Daily Double, plataforma responsável por divulgar as vendas de álbuns nos EUA, lançou uma matéria esta semana enfatizando que Billie, segundo a própria equipe, não estaria preocupada em estrear seu álbum na primeira posição. “Eilish tem muitas ofertas de LPs em tons de festa em sua própria loja on-line, embora, nas palavras de um membro de seu grupo, ela não “dê a mínima” para sua posição no primeiro lugar das paradas. Eilish se recusou a lançar um single antes do lançamento do álbum, enfatizando seu foco em fazer com que os fãs ouçam o trabalho inteiro. O setor como um todo gostaria muito de vê-la no topo das paradas como reconhecimento de seu trabalho”, escreveu o site.
Acontece que o descaso de Billie pela vitória do “Hit Me Hard and Soft” não parece ser uma completa verdade. Isso porque, em meio à competição com a quinta semana do “The Tortured Poets Department“, a cantora também resolveu liberar duas novas versões digitais de seu projeto. Intituladas de “Slowed & Reverb” e “Sped Up”, as versões foram disponibilizadas para venda apenas para os residentes dos EUA.
E não parou por aí. A versão digital do álbum original também foi disponibilizada com desconto no iTunes dos EUA, promoção que costuma acontecer semanas após o lançamento de um álbum.
Quem pensa que Taylor assistiria sentada às movimentações de sua adversária nos charts, achou errado. Nesta quinta-feira (23), último dia de contagem para a próxima atualização da Billboard 200, a intérprete de “Down Bad” lançou mais três versões digitais de seu último álbum, incluindo versões ao vivo de algumas faixas do projeto.
No mesmo dia, Billie deixou claro que realmente está interessada em estrear seu novo álbum de estúdio no topo das paradas. Durante um bate-papo ao vivo no Stationhead, uma fã revelou que já havia comprado cinco versões do “Hit Me Hard and Soft” e Finneas, irmão e produtor de Billie, pediu para que a pessoa parasse de comprar novas versões. O comentário do produtor, no entanto, foi interrompido pela própria irmã. “Você pode parar de comprar o álbum, nós te amamos!“, disse Finneas. “Não, não, não! Não diga isso!”, pediu Billie, repreendendo o irmão aos risos.
A disputa profissional pelo primeiro lugar já estava evidente até aqui, mas os rumores de uma possível desavença pessoal entre Billie e Taylor tomou proporções ainda maiores após a cantora de “Birds of a Feather” criticar artistas que fazem shows com mais de três horas. Ainda durante o bate-papo no Stationhead, ela foi questionada sobre quanto tempo irá durar sua apresentação e deu uma opinião polêmica sobre artistas que fazem shows com longa duração.
“Não farei um show de três horas. Isso é absolutamente loucura. Ninguém quer isso. Nem mesmo como fã, eu gostaria disso. Mesmo com meus artistas favoritos, não aguentaria ouvi-los por três horas. Isso é literalmente psicótico”, disse Billie.
Para quem não sabe, há mais de um ano, Taylor vem se apresentando com a The Eras Tour, turnê que celebra todos os álbuns de sua carreira. Cada show conta com mais de três horas de duração, com a cantora apresentando aproximadamente 50 músicas de seu vasto catálogo.
Todos os fatos supracitados desencadearam uma verdadeira guerra entre os fãs de Billie e Taylor nas redes sociais, com direito a ataques pessoais às artistas e aos seus maiores defensores. Até então, nenhuma das duas se pronunciou publicamente sobre a polêmica.
O resultado da disputa pelo primeiro lugar na Billboard 200 , por sua vez, será oficialmente divulgado neste domingo (26). Independente de quem vencer a batalha, seja o “Hit Me Hard and Soft“, seja o “The Tortured Poets Department“, é seguro afirmar que esse conflito ganhará novos capítulos quando o resultado for oficialmente divulgado. Boa sorte a todos.