The Weeknd é acusado de capitalizar e explorar sofrimento de Selena Gomez na série “The Idol”
A controversa série “The Idol“, criada por Sam Levinson, roteirista de “Euphoria“, estreou oficialmente neste domingo (4) na HBO após uma pré-produção marcada por diversas polêmicas. Amy Seimetz foi a primeira diretora da série, mas decidiu abandonar o projeto em abril do ano passado após receber roteiros incompletos e um cronograma apertado para finalizar as gravações.
De acordo com rumores, a substituição de Amy por Sam desagradou diversas pessoas envolvidas na produção, pois o roteirista teria modificado o roteiro algumas vezes para adicionar mais nudez e conteúdo sexual “perturbador”, o que provocou também algumas refilmagens de cenas que já haviam sido gravadas.
Na época, uma fonte teria dito à revista Rolling Stones que “era um programa sobre uma mulher que estava se descobrindo sexualmente transformado em um programa sobre um homem que pode abusar dessa mulher e ela adora isso”.
A HBO chegou a se manifestar sobre o assunto, alegando que “The Idol” é “um dos programas originais mais emocionantes e provocativos da rede”. A emissora disse ainda que os episódios iniciais não atenderam aos seus padrões e, por isso, mudanças criativas foram feitas em “benefício do elenco e da equipe”.
Agora, com o primeiro capítulo transmitido na HBO e disponibilizado na Max, a série voltou a ser alvo de polêmicas após The Weeknd, ator, produtor e co-roteirista da série, ser acusado de explorar e capitalizar o sofrimento da cantora Selena Gomez, com quem ele namorou em 2017.
De acordo com o PopBuzz, no primeiro episódio da série, a protagonista Jocelyn, interpretada por Lily-Rose Depp, está preparando seu retorno aos holofotes após cancelar uma turnê devido a um colapso nervoso. Numa cena, Jocelyn aparece posando para a capa de seu novo single. Durante a sessão de fotos, a personagem usa uma pulseira de hospital que ganhou na reabilitação. No trecho, há um debate sobre a necessidade da pulseira aparecer ou não na foto, mas um membro da equipe da cantora afirma que “doença mental é sexy”, aprovando o uso do acessório.
Instanteamente, os fãs de Selena fizeram comparações entre a cena e uma imagem promocional do single “Bad Liar“, lançado em 2017, na qual a cantora também aparece usando uma pulseira de hospital. A faixa, inclusive, foi a primeira lançada por Selena depois que ela cancelou as datas de sua turnê para o álbum “Revival” por motivos de saúde mental, em 2016, algo muito similar ao que acontece à personagem fictícia de “The Idol“. Na época, foi divulgado que a foto havia sido tirada após Selena receber tratamento para o lúpus.
Considerando que Selena estava namorando The Weeknd quando a sessão de fotos para “Bad Liar” foi feita, os fãs da estrela estão especulando que o cantor está usando as experiências da ex-namorada para influenciar aspectos da personagem Jocelyn.
Além disso, na série, a protagonista mora com uma amiga que gerencia sua carreira e é sua assistente. Assim como a personagem, Selena mora há anos com Raquelle Stevens, que se tornou uma de suas melhores amigas e confidentes, além de ser uma das responsáveis pelo gerenciamento de seus projetos.
Com o assunto tomando conta das redes sociais nesta segunda-feira (5), internautas resgataram ainda um vídeo em que The Weeknd revela, em uma entrevista, que a estrela da série foi inspirada em eventos que ele viu acontecer com outro artista com quem ele conviveu. “Jocelyn é definitivamente inspirada nas minhas experiências e nas experiências que eu testemunhei de outra artista”, disse o intérprete de “The Hills”.
so the weeknd admits that the idol is inspired by selena gomez pic.twitter.com/qYC6TOpLfb
— tiana (@souvenirtities) May 23, 2023
É possível que novas referências à Selena Gomez em “The Idol” sejam notadas pelos fãs da cantora nos próximos episódios da série, que serão lançados semanalmente na HBO. A série, até o momento, está sendo massacrada pela crítica especializada, conquistando apenas 27% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes, site que compila avaliações de diversos veículos midiáticos e gera uma média de aprovação.