Jovem de 19 anos é condenada após matar o próprio namorado no trailer de “Nahir”, da Prime Video
A Prime Video divulgou, nesta terça-feira (16), o trailer oficial de “Nahir“, novo thriller baseado em um dos casos reais mais comoventes da Argentina nos últimos anos.
A história acompanha Nahir Galarza (Valentina Zenere), uma mulher de 19 anos que assassinou seu namorado, Fernando Pastorizzo (Simón Hempé), e foi condenada à prisão perpétua na Argentina, tornando-se mulher mais jovem a receber essa pena no país. Na manhã seguinte, ela admitiu a responsabilidade pelo assassinato aos pais e, posteriormente, à polícia. Ela garantiu que tudo não passou de um acidente e foi levada a julgamento.
O caso real
Nahir Galarza e Fernando Pastorizzo se conheciam há cinco anos e vivenciavam um relacionamento conflituoso, com idas e vindas. Segundo Carla Pastorizzo, irmã de Fernando, o namoro do casal era claramente “tóxico” e só não havia sido denunciado pelo irmão devido a uma “zombaria imposta pelo patriarcado”.
No dia 29 de dezembro de 2017, após uma briga acalorada, Nahir ligou para o namorado tarde da noite e os dois saíram juntos em uma motocicleta, na tentativa de resolverem o conflito que haviam tido mais cedo. Foi nesse momento que Nahir atirou em Fernando, pelas costas e, depois, frontalmente. Ela imediatamente voltou para casa e deixou o corpo da vítima jogado na rua.
Horas após a morte do companheiro, Nahir fez uma publicação macabra nas redes sociais. Ela postou uma foto ao lado do namorado acompanhada de uma declaração de amor. “Cinco anos juntos, brigando, indo e vindo, mas sempre com o mesmo amor. Te amo para sempre, meu anjo”, dizia a mensagem que Nahir escreveu na manhã que sucedeu à madrugada do assassinato.
No mesmo dia, ela confessou a autoria do crime aos pais e às autoridades. Nahir, no entanto, alegou que tudo não passou de um acidente. Ela afirmou que estava segurando a arma e um tiro acidental a atordoou, o que teria motivado outro disparo. Sem saber o que fazer, ela disse que voltou para casa atordoada.
Na época, Marcelo Galarza, o pai da acusada, disse à imprensa argentina que a filha e a vítima nunca foram namorados, apesar de saírem há cinco anos. A afirmação, no entanto, poderia servir como uma estratégia para a que a jovem enfrentasse um crime de “homicídio simples” em vez de “homício agravado pelo vínculo”, o que poderia levar à prisão perpétua.
Apesar da defesa sustentar que os dois tinham apenas encontros casuais, a tese aceita pela justiça foi a da acusação, que afirmava que Nahir e Fernando eram sim um casal, ainda que não vivessem juntos. No dia 3 de julho, a jovem foi condenada à prisão perpétua, tornando-se mulher mais jovem a receber essa pena na Argentina.
Até hoje, a motivação do crime ainda é um dos maiores enigmas do caso. Segundo Nahir, que se emocionou durante duas horas no julgamento, Fernanda a agredia e a insultava constantemente. “Ele era muito ciumento, embora não fosse meu namorado. Me chamava de puta e de desesperada. E pronunciava a palavra que mais me feria: depressiva“, disse a jovem na época.
Apesar das agressões, ela disse que jamais machucaria o companheiro. “Foi um acidente. Eu não podia ficar, tampouco podia ir embora. Minha mente apagou. Fui para casa e não sabia o que fazer. Sabia que Fernando tinha recebido um tiro, mas não sabia do outro tiro. Estar ferido não significa que você vai morrer. Isso não passou pela minha cabeça. Por mais coisas que ele tivesse feito a mim, nunca o teria machucado. Nunca passou pela minha cabeça matar alguém. Pensei no meu pai e não queria que o culpassem porque a arma era dele. Estava desesperada”, contou ela aos juízes.
O elenco de “Nahir” inclui ainda César Bordón, Mónica Antonopulos e Nacho Gaano. Criado e produzido por Lucas Jinkis, o filme tem direção de Hernán Guerschuny e a partir de um roteiro escrito por Sofía Wilhelmi.
“O filme narra as diferentes versões detalhadas no boletim de ocorrência. É um projeto emocionante no qual trabalhamos durante quatro anos e que envolveu uma investigação aprofundada de um dos casos policiais argentinos mais chocantes dos últimos anos”, disse Jinkis, produtor e criador do filme, em comunicado.
“Nahir” estreia dia 22 de maio na Prime Video.