Conheça “Paraíso”, distopia da Netflix em que os personagens podem doar anos de sua vida para outras pessoas

A nova distopia da Netflix, “Feios“, está fazendo sucesso na plataforma de streaming, sendo atualmente o título mais assistido em vários países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Não é de agora, no entanto, que o serviço vem apostando em produções do gênero. No ano passado, uma outra história de futuro distópico fez sucesso no serviço: o filme alemão “Paraíso“, que também figurou no topo da plataforma por dias consecutivos.

Na história de “Paraíso“, uma empresa de biotecnologia chamada AEON cria um programa de doação de tempo, que permite que uma pessoa doe anos de sua vida para outro cidadão. Em troca, o doador é recompensado com o “rejuvenescimento”, que o permitirá ficar com a aparência jovial pelos poucos anos que lhe restam. Nesse universo, ninguém pode pagar suas dívidas com dinheiro: elas são obrigadas a quitarem suas pendências financeiras doando anos de suas vidas.

É nesse contexto que vive Elena (Iris Berben), uma mulher que tem uma grande dívida com o banco e é condenada a doar 38 anos de sua vida. Ela passa pelo procedimento, perde quase quatro décadas de vida e acaba envelhecendo rapidamente. Enlouquecido com a situação e com medo de perder a esposa nos próximos meses, Max (Kostja Ullmann), marido de Elena, descobre que o procedimento pode ser revertido e fará o impossível para que ela recupere os anos de vida que lhe foram roubados.

Assista ao trailer:

Paraíso” dividiu opiniões da crítica especializada, conquistando 50% de aprovação no Rotten Tomatoes. O The Australian destacou: “Este é um filme bem feito e instigante, ambientado em um futuro próximo. É o tipo de ficção científica que parece mais próxima da ciência do que da ficção“.

O elenco do filme inclui ainda Numan Acar, Marlene Tanczik, Alina Levshin, Lisa-Marie Koroll, Diana Krueger, Lukas von Horbatschewsky, Donatas Simukauskas e Corinna Kirchhoff.

A direção é de Boris Kunz a partir de um roteiro escrito por Simon Amberger, Peter Kocyla e Boris Kunz. Os produtores são Nina Kammermeier e Nathalie Bouteiller-Marin, enquanto Simon Amberger, Korbinian Dufter e Rafael Parente atuam como produtores executivos.

Pôster oficial de
“Paraíso”.

Paraíso” está disponível na Netflix.